Uma reunião administrativa ampliada, com a presença de gestores, servidores técnico-administrativos e docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), foi realizada, dia 26, no auditório Paulo Souto, para apresentação de dois projetos inovadores considerados essenciais para melhorar a governança da Instituição.

 

O encontro, por iniciativa do reitor Alessandro Fernandes, através da Assessoria de Planejamento (Asplan), apresentou o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – Sigaa – e o Programa Campus, que visam a qualificação da infraestrutura às ações finalísticas da Universidade.

 

O Sigaa é um programa que vai integrar todas as ações acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, entre outras, utilizando ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) em um mesmo sistema, o que produzirá efeitos nas diversas atividades desenvolvidas nos âmbitos administrativo e acadêmico, tanto nas Pró-Reitorias e suas unidades vinculadas, quanto nos Departamentos e Colegiados de graduação e de pós-graduação.

 

Com esse objetivo, a Uesc celebrou um Acordo de Cooperação com a Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN). De acordo com o reitor Alessandro Fernandes, “o Sigaa vai permitir a interligação e integração de todos os processos acadêmicos. Os módulos do sistema darão suporte a diversas funcionalidades que envolvem desde a autenticação on-line de todos os documentos acadêmicos (tanto para docentes, quanto para discentes) até a Biblioteca e o Restaurante Universitário”.

Já o Programa Campus, envolve uma série de ações visando melhorar e readequar os espaços administrativos e acadêmicos no âmbito da Universidade, além da elaboração de procedimentos operacionais e instruções de trabalho para cada setor. Nele, serão implementados o Sistema de Gestão dos Ambientes; elaboração de projetos executivos de novos ambientes para requalificação dos espaços da comunidade acadêmica (usos administrativos, comuns e banheiros); criação dos ambientes em metaverso (3D) da Uesc e mapa interativo, bem como a elaboração de procedimentos operacionais e instruções de trabalho.

 

 

O Programa é uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade e inclui a elaboração de diretrizes para a padronização de processos administrativos e planos de ação para o gerenciamento de ações por grupamento de unidades, além de buscar a padronização para auxiliar na normatização e organização dos fluxos de trabalho e subsidiar a realização do Plano Individual de Trabalho e Relatório Individual de Trabalho do corpo técnico.

Fotos Julia Barreto