Depois de  seis meses de intenso trabalho, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) apresentou  os resultados do “Projeto LEAN nas Emergências”, no Teatro Municipal Candinha Dória. O evento foi um marco para a instituição, administrada pela Fundação e Atenção à Saúde de Itabuna (FASI).
A unidade hospital foi contemplada com o projeto, cujo objetivo é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil. Grandes avanços foram destacados pelos especialistas em processos do Hospital Beneficência Portuguesa (SP), a exemplo do indicador de superlotação, que diminuiu em 51% no Hospital de Base.

“O tempo de permanência do paciente no Pronto-Socorro até a alta diminuiu 54%. Os pacientes com indicação de internação, atualmente ficam 70% menos de tempo dentro do PS. O tempo de decisão do médico até o paciente chegar ao leito de internação é 71% menor do que antes”, pontuou a engenheira de produção, Bruna Coghi.
O consultor médico Abner Araújo elogiou o empenho da equipe do hospital. “O HBLEM tem uma estrutura gigante, pessoas maravilhosas e se comprometeu a levar isso adiante”, declarou.
O diretor-presidente da FASI, Roberto Pacheco Jr, destacou que o projeto foi um divisor de águas para a  unidade hospitalar. “O LEAN tem trazido resultados fantásticos, ferramentas de gestão que beneficiaram o atendimento no Pronto-Socorro e todo o âmbito hospitalar”.
O supervisor médico do HBLEM, Fernando Alves Jr, falou que o projeto LEAN foi um grande desafio para a instituição. “Nossos profissionais e colaboradores trabalharam, diuturnamente, para conseguir mostrar esses dados para a comunidade”, enfatizou.
O diretor médico do HBLEM, Paulo Medauar, disse que a partir de agora é preciso dar continuidade ao projeto. “Vamos precisar muito de educação continuada, humanização, comprometimento da equipe, paciência e, acima de tudo, prudência”, afirmou.
A secretária municipal da Saúde, Lívia Mendes Aguiar, elogiou destacou a importância do projeto para o Hospital de Base. “O LEAN só veio coroar a gente”, disse. Ela ressaltou ainda que o HBLEM tem conseguido muitos avanços, graças aos investimentos do prefeito Augusto Castro (PSD na saúde de Itabuna.
O evento contou a presença dos colaboradores do Hospital de Base, profissionais de outras instituições de saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde, estudantes e profissionais das faculdades e universidades locais, além de representantes da saúde de cidades vizinhas.