Para que a meta do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), de requalificar as 32 Unidades Básicas e de Saúde da Família do município, seja alcançada, a Prefeitura de Itabuna deu início a um novo ciclo de obras que prevê investimentos de R$ 950 mil para a reforma geral de mais cinco unidades. Nas USFs Dr. Simão Fiterman, no São Pedro, e Dr. Aurivaldo Peixoto Sampaio, no São Lourenço, as obras já foram iniciadas.

As outras três unidades são: UBS Alberto Teixeira Barreto, no Califórnia, USF Isolina Guimarães, no Zildolândia, e USF João Monteiro, no Bairro Pedro Jerônimo. Segundo a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, logo que o prefeito Augusto Castro assumiu a Administração municipal ficou constatado em diagnóstico que todas as unidades de saúde necessitavam de reformas estruturais.

“Iniciamos uma força-tarefa ainda no passado que foi concluída no primeiro semestre deste ano com a requalificação de 11 Unidades de Saúde. Agora, no segundo semestre, entregamos mais duas unidades, totalizando 13 postos requalificados”, explica a secretária Lívia Mendes. Ela ressalta a necessidade de priorizar algumas, porque ofereciam riscos.

Das 13 Unidades de Saúde da Família requalificadas, as obras de 11 foram executadas pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as Faculdades Santo Agostinho de Itabuna (FASA). As outras duas foram com recursos do próprio município.

De acordo com a secretária Lívia Mendes, a previsão para este novo ciclo de cinco unidades é que as obras sejam finalizadas em fevereiro de 2023. “Vamos devolver essas unidades com um novo modelo estrutural e também com qualidade no atendimento, assim como tem acontecido com as outras unidades já entregues”, assegura.

Ela explica que a expectativa é de que o município volte a ter 33 Unidades de Saúde da Família. “Com a saída da USF Antônio Menezes, do extinto Centro Social Urbano (CSU), nos ficamos com 32 unidades.

Mas o município já firmou convênio com o Governo do Estado para iniciar a construção da USF Antônio Menezes, no Bairro Vila Anália, e assim Itabuna voltará a ter 33 unidades de saúde”, encerra.