Contribuindo com a literatura do Sul da Bahia e do estado, de forma mais ampla, o doutor em Letras pela USP, escritor e também professor na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Gabriel Nascimento, participa, nesta quinta-feira (20), às 16h10, da 2ª edição do Circuito Literário da Bahia, o Literatur. Gratuito, o evento será realizado em Itacaré, na Costa do Cacau, e segue com programação até sábado (22).

Gabriel vai compor a mesa “Pautando a ancestralidade na contemporaneidade”, junto com o cineasta, articulador cultural, ator, diretor teatral, dramaturgo, escritor, artista plástico e empresário, Rodrigo França, e mediação de Val Benvindo. O evento dura cerca de uma hora e a proposta é falar sobre seres atravessados por diferentes inspirações ancestrais e contemporâneas que se reinventam a partir dessas diversas influências que se atualizam, interagem, mas não se anulam.

A mesa também se propõe a trazer para o centro do debate o cenário literário baiano, com as influências e vivências de cada um. Rodrigo França acumula diversas produções, incluindo a mais recente, de 2022 – seu longa metragem “Barba, cabelo e bigode”, estreado na Netflix. Ele é o primeiro diretor negro do streaming no Brasil, com conteúdo original.

Nomes como Rogério Medrado, Matheus Peleteiro da Rocha, Amós Heber dos Santos, Rodrigo França, Val Benvindo, Ludmila Singa, Roger Ferreira, Rick Trindade, Satta e a Chef Manu Nascimento também participam do circuito que terá mesas como: Por Que Ler Contemporâneos; Fora Da Caixa; Pautando a Ancestralidade na Contemporaneidade; Narrativas de Vivências Diárias; e Viagens para Além Daquelas que os Livros Proporcionam.

Na programação constam ainda rodas de conversas, apresentações culturais incluindo música e teatro e contação de histórias pautando as riquezas naturais, turísticas, culturais e a gastronomia do território. O destaque para esta edição é a participação de educadores da região e a inserção de atividades que contemplam estudantes de escolas públicas.

Gabriel Nascimento

Gabriel Nascimento é professor na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), escritor e linguista. Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), tendo recebido o título de mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB), Gabriel concluiu a graduação em Letras Inglês Português pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). É sócio da Latin American Studies Association (LASA), Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e, em 2019, publicou pela mesma editora o livro “Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo”.

Literatur

Patrocinado pelo Governo da Bahia, o evento tem apoio da Prefeitura de Itacaré e visa fomentar a importância da literatura para a difusão da cultura e da existência de diferentes destinos no estado, fortalecendo o turismo. A proposta é casar a leitura com a promoção ao campo, a partir da escrita e de vivências, sob olhar de personalidades baianas indicadas. Além de literatura, o público também poderá desfrutar de apresentações musicais que privilegiam nomes locais dividindo o palco com atrações como o samba da Sambaiana, na quinta-feira (20), Clariana, na sexta-feira (21) e o reggae de Lutte, no sábado, (22).