Representantes da Prefeitura de Ilhéus realizaram reunião técnica para discutir as ações de combate ao óleo encontrado nas praias da cidade. Participaram do encontro equipes da Marinha, Exército, Corpo de Bombeiros Militar e dos órgãos ambientais, de segurança e de saúde. Desde o final do mês de setembro, o Município realiza o monitoramento e recolhimento dos fragmentos surgidos em diversos trechos do litoral ilheense.

Por meio da força-tarefa, a Prefeitura visa expandir o trabalho com atuação de aproximadamente 150 pessoas a partir desta quinta-feira (20), que auxiliarão na coleta, transporte e armazenamento dos resíduos. As equipes serão compostas por servidores da Defesa Civil, salva-vidas, guardas municipais, bombeiros militares, soldados do Exército Brasileiro e fuzileiros da Marinha.

“Ampliamos o número de servidores para atuar emergencialmente e amenizar o máximo possível os danos causados pelo óleo”, frisou o prefeito Mário Alexandre. A população deve evitar contato direto com o material. Todo manuseio deve ser sempre feito com a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“Pedimos às pessoas que não entrem em contato direto, pois ainda não sabemos a origem do óleo. Lembrando que os fragmentos estão aparecendo em todo a região Nordeste”, explicou Diego Messias, titular da Secretaria de Meio Ambiente (Sema).

Conforme João Aquino, secretário de Serviços Urbanos, o material está sendo armazenado temporariamente na área da Concha Acústica. O Conselho Municipal do Meio Ambiente (CONDEMA) definirá o local adequado para descarte dos fragmentos recolhidos. “As equipes realizam o monitoramento e a limpeza diária das praias”, acrescentou.

Viu óleo na praia? Entre em contato conosco – Ao identificar manchas de óleo, a Prefeitura recomenda que a população mantenha distância dos resíduos e entre em contato imediatamente com a Sema, através dos telefones: (73) 98899-4570 (WhatsApp) ou (73) 98164-7788, para ligação direta.

O Município aguarda o resultado da análise realizada no laboratório da Marinha, no Rio de Janeiro, para saber a origem do óleo. As equipes de limpeza trabalham uniformizadas com todos os EPIs adequados, além de utilizarem vassouras metálicas, pás e peneiras.