A Mostra Cineclubista Cultural Território Litoral Sul – Cineclube Mocamba – “Cinema Negro em Foco” é um projeto gratuito que visa oferecer sessões cineclubistas e oficinas de formação em audiovisual para estudantes do ensino médio de 3 colégios que fazem parte do Programa Escolas Culturais, no Sul da Bahia. São eles, o Colégio Polivalente de Itajuípe e os Colégios Modelo Luiz Eduardo Magalhães de Ilhéus e de Itabuna. A iniciativa é do Cineclube Mocamba, criada em 2008 como parte do Programa de Cultura Arte Educação da OCA – Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica, uma instituição sem fins lucrativos que tem o apoio do CNC – Conselho Nacional de Cineclubes.

Estima-se que 700 alunos participem da Mostra que será realizada do dia 01 ao dia 16 de novembro, mês da consciência negra. O objetivo é contribuir para a formação de plateia, a criação de espaços populares para exibições de audiovisuais, além de fortalecer e divulgar a cultura afro na região cacaueira, estimular o senso crítico e despertar o interesse pela produção de materiais audiovisuais. O aluno Kauã Souza de Oliveira, de 16 anos, do Colégio Polivalente de Itajuípe, está na expectativa de assistir aos filmes, participar dos debates e da oficina de audiovisual. Ele pretende aprender ao máximo o que for proposto pelo projeto. “Esse tipo de projeto acaba influenciando os jovens a se dedicaram a um hobby, como gravação e edição, e também pode acabar levando a um interesse maior sobre o assunto, podendo, quem sabe, tornar o audiovisual uma profissão dele”. Finaliza Kauã.

O Colégio Polivalente de Itajuípe, onde estudam 768 alunos, será o primeiro equipamento cultural a ser contemplado, no dia 01 de novembro. As sessões cineclubistas serão realizadas das 9h às 12h, no auditório do Colégio e a oficina de formação em audiovisual e cineclubismo será oferecida das 14h às 17h. “O projeto é importante porque vai proporcionar aos professores e alunos momentos de reflexão crítica”, diz Soely Carvalho Ramos, diretora do Colégio Polivalente de Itajuípe.

O Colégio Modelo de Ilhéus, com 210 alunos, receberá a equipe da Mostra Cineclubista Cultural em dois dias. No dia 08/11, das 13h30 às 16h30, acontecerá a oficina em audiovisual e no dia 09/11, das 10h às 12h, as sessões cineclubistas. A articuladora do Integral do colégio, Cláudia Vivas, diz que “o projeto vai fortalecer a aplicabilidade da lei 10639/2003, que trata sobre o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas, assim como o fortalecimento das relações étnico-raciais no território nacional”. Albert Santos, de 17 anos, estudante do 3º ano do Colégio Modelo de Ilhéus, tem um canal no Youtube e grava vídeos por hobby. Ele pretende aprimorar as habilidades com o audiovisual e sabe da importância do projeto para os jovens. “O projeto vai ajudar os alunos a usarem algo que tem na mão de forma educativa, podendo agregar ao futuro deles”. Finaliza Albert.

Já o Colégio Modelo de Itabuna, onde estudam 993 alunos, será contemplado pelo projeto no dia 16/11, com sessões cineclubistas das 15h30 às 17h30, e oficina em audiovisual e cineclubismo, das 19h às 22h. A diretora do colégio, Ednailza Miranda Carvalho Aboboreira, acredita que o cinema desponta como um ótimo recurso didático, unindo o áudio ao imagético e a educação cultural. “No campo midiático o cinema contribui de maneira eficaz no processo ensino-aprendizagem e, muitos dos curtas, longa metragens e documentários, são produzidos com intenção educativa, fato que favorece a formação holística do indivíduo. ” Finaliza Ednailza.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

 

SERVIÇO

O quê? Realização da “Mostra Cineclubista Cultural Território Litoral Sul – Cineclube Mocamba – Cinema Negro em Foco” em três escolas culturais do território Litoral Sul com sessões cineclubistas e oficinas de formação em audiovisual.

Quem? Projeto do Cineclube Mocamba de Itabuna, com apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Quando? De 01 a 16 de novembro de 2022

Onde? 3 colégios. Colégio Polivalente de Itajuípe (dia 01/11), Colégio Modelo de Ilhéus (dias 08 e 09/11) e Colégio Modelo de Itabuna (dia 16/11)

Como? 3 Sessões cineclubistas (exibição de filmes) com debates e 3 oficinas em audiovisual.

Público alvo? 700 alunos do ensino médio, além dos professores

Para quê? Contribuir para a formação de plateia e a criação de espaços populares para exibições de audiovisuais, fortalecer e divulgar a cultura afro na região cacaueira, incentivar reflexões e o senso crítico, além de despertar talentos no audiovisual.