Mais de 500 servidores das policiais Militar, Civil, Técnica e do Corpo de Bombeiros, do Ministério Público Estadual e do Tribunal de Justiça participaram, online e presencialmente, do I Seminário sobre Cadeia de Custódia realizado pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), nesta terça-feira (18). O evento acontece ao longo do dia, no Centro de Operações e Inteligência (COI), com início às 9h e encerramento previsto para as 17h.

Os desafios da implementação da cadeia de custódia, a manutenção, disseminação dos conceitos sobre os protocolos de todo o processo foram tratados pela manhã.  Os detalhes da portaria n.º 108/2022, que trata da implantação da Cadeia de custódia na Bahia, e o uso do aplicativo Mobilidade em Operações Policiais (MOP) como ferramenta para a rastreabilidade dos vestígios também foram abordados.

O secretário da segurança pública, Ricardo César Mandarino, destacou a importância do cuidado na preservação desde a cena do crime, aos materiais lá encontrados. “Na minha experiência como delegado, aprendi a importância da coleta de provas. Todas as forças da segurança têm papéis fundamentais nesse processo”, disse o secretário.

A busca da verdade também foi ressaltada pela delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito. “Nossa preocupação é excelência do produto final e com a observância dos princípios da cadeia de custódia, para entregar o bom resultado da sociedade”, disse a delegada.

A mesa também foi composta pelo comandante da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Piauhy de Araújo, o diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Edson Luiz dos Reis, os representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública e do Tribunal de Justiça da Bahia, o delegado federal Cristiano Barbosa Sampaio e o juiz Vinicius Simões, respectivamente.

Pela tarde serão debatidos os desafios institucionais para implementação plena da cadeia de custódia, fortalecimento na atividade policial e nulidades processuais.

 

Imagens: Rafael Rodrigues