O Jardim Sensorial da Universidade Estadual de Santa Cruz será inaugurado nesta segunda-feira, dia 17, a partir das 10 horas. O espaço está localizado no início da trilha ao Horto Florestal, atrás do edifício José Haroldo Castro Vieira (Torre Administrativa).

O projeto de extensão “Trilhas interpretativas para sensibilização ambiental de jovens e adultos na Uesc” desenvolveu este espaço utilizando a política das “3R”: Reciclar-Reutilizar-Reaproveitar, e apenas com plantas nativas do Brasil.

O espaço possui uma pequena praça feita com material reaproveitado, com local para sentar e relaxar ao som da natureza, na mata Cabruca da Universidade e contou com o apoio das empresas Pai Mendonça e Bahia Analítica.

Realização do projeto é do PPGDMA (Programa de pós-graduação em desenvolvimento e meio ambiente) – GEPISAL (Grupo de Pesquisa em Interações Socioambientais e Linguagem) e  Coleção de Mamíferos  “Alexandre Rodrigues Ferreira”, coordenado pelos professores Romari A. Martinez, Martin Alvarez e Christiana Cabicieri Profice.

Os coordenadores explicam “que os jardins sensoriais são espaços não formais de ensino/aprendizagem, onde os visitantes podem vivenciar um processo de conhecimento participativo, ao tempo que desenvolvem uma experiência sensorial estimulante.”

“Esperamos que todos os membros da comunidade acadêmica e regional aproveitem o espaço, venham tocar, cheirar, provar e aprender um pouco sobre algumas plantas brasileiras. O espaço pode ser visitado sem guia, mas conta com bolsistas de extensão para grupos ou pessoas que desejem uma visita guiada”, explicam os professores.