O programa eleitoral do candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) desta quinta-feira (13) convida o eleitor a uma conversa séria sobre dois temas que têm sido abordados de forma mentirosa pelo ex-prefeito de Salvador: agricultura e educação. O episódio mostra uma série de avanços que a Bahia teve, nos últimos anos, nas duas áreas e testemunhos das pessoas que vivem o dia-a-dia da agricultura e da escola pública estadual no Estado.

Na agricultura, o programa lembra as muitas realizações dos governos do PT na Bahia, como os investimentos de mais de R$ 4 bilhões na agricultura familiar, o fornecimento de água de qualidade a mais de 10 milhões de habitantes do Estado e a assistência técnica prestada a mais de 1,2 milhões de famílias que vivem do campo.

“Sou filho do campo, engenheiro agrônomo e sempre trabalhei e vou continuar trabalhando ao lado de quem tem a nobre profissão de produzir alimentos”, lembra Jerônimo. “A Bahia é uma potência da agricultura, estamos entre os maiores produtores de feijão, caprino, sisal, café, cacau e muitas outras culturas. Na agricultura familiar, nem se fala: 77% dos estabelecimentos rurais do nosso Estado são de pequenos produtores – que eu conheço de perto.”

Sobre educação, o episódio ressalta, também com relatos de estudantes, professores e pais de alunos da rede estadual, como a área avançou durante os governos de Jaques Wagner e Rui Costa na Bahia. “Foram construídas e reformadas 722 escolas em todo o Estado, já são mais de 45 mil estudantes de 266 escolas em tempo integral, 350 mil alunos beneficiados pelo Bolsa Presença”, informa o programa.

“Estudei a vida inteira em escola pública e, antes de ser gestor, sou professor, sei do esforço e das conquistas que fizemos dentro e fora das salas de aula”, afirma Jerônimo. “O papel da oposição é criticar, mas ninguém tem o direito de desmerecer o seu esforço. Não é só a mim que eles atacam. É a você, que é professora, professor. É a você, que é estudante, e a todos que fizeram e fazem a Bahia avançar. Sabemos de nossa luta e estamos juntos para fazer muito mais.”