Cores, arte, sorrisos e leveza deram o tom da ação de Outubro Rosa do ICON – Oncologia e Medicina Especializada, realizada na última sexta-feira (07) em parceria com o coletivo artístico CORJunto. Em uma tarde especial de confraternização, pacientes, ex-pacientes e a equipe do ICON se juntaram ao coletivo para uma intervenção artística que reforça a importância do combate ao câncer de mama, do autocuidado e do bem-estar feminino através da mensagem: “Antes de tudo, você!”. O momento contou, ainda, com roda de conversa com psicóloga, sessão de massoterapia, música e coffee break.

 

A psicóloga do ICON Erika Grisi, mediadora do bate-papo, destacou a necessidade de frear o automatismo adoecedor do dia a dia, através do compartilhamento de experiências e da vivência de momentos leves e calmos. “Aqui a gente consegue trazer leveza para essa necessidade de reorganizar a vida e rever o cotidiano durante e pós o tratamento. É importante vivenciar esse processo como algo que faça sentido e que nos transforme em alguma medida”, refletiu a psicóloga.

 

A mensagem deixada no mural também ficou registrada em Clecione Soares, paciente de 63 anos que fez questão de prestigiar a ação. “Sou professora e vivo prestando serviço à sociedade. E depois tem casa, filhos, não é fácil… esse momento aqui eu nunca vivenciei e a gente precisa disso para se libertar e romper as barreiras, trocar experiências e alertar outras pessoas de que não existe outro caminho, a não ser se cuidar.”

 

Falar da importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de mama são pontos-chave para a conscientização e combate da doença que mais atinge mulheres em todo o mundo, mas trazer ao debate outros aspectos do tema também é fundamental, como lembra o oncologista Dr. Leonardo Cunha, do ICON: “É importante discutir como é receber o diagnóstico, conviver com a doença e com a família e quais são as formas que a mulher pode aliviar o seu estresse. Por isso, estamos fazendo ações para trazer suavidade a estes assuntos”.

Outras ações

 

A parceria do ICON também ganhou as ruas. Em diversos pontos da cidade estão espalhados cartazes artístico-educativos assinados pelo coletivo. O público poderá conferir as peças ao longo de todo o mês de outubro em locais como: academias, faculdades, restaurantes e shoppings.

 

Seguindo a programação do Outubro Rosa, o ICON participará de um evento para conscientização sobre o câncer de mama – aberto ao público e promovido pela clínica Gestare – na manhã do próximo domingo (16), no canteiro do Boulevard Shopping. O evento contará com estandes temáticos, distribuição de brindes, água de coco e picolés, aulão de zumba e pocket show. A equipe do ICON também estará disponível no estande para tirar dúvidas da comunidade e ensinar, utilizando próteses de mama, como deve ser feito o autoexame.