As inscrições para participar do Simpósio sobre Sistemas Agroflorestais com Cacaueiro – SSAF-Cacau estão abertas. O evento  será realizado em Ilhéus, na Bahia, entre os dias 30 de novembro e 1° de dezembro de 2022, de forma presencial. O SSAF-Cacau é realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), e a Cooperação Brasil-Alemanha para o desenvolvimento sustentável (GIZ).

O objetivo desse Simpósio é promover a troca de experiências e conhecimentos sobre os aspectos tecnológicos e de sustentabilidade (econômica, social e ambiental) de sistemas agroflorestais com cacaueiro, como modelo de agricultura sustentável recomendado para esse cultivo.

Com entrada gratuita, 200 participantes, entre produtores, pesquisadores, professores das ciências agrárias e ambientais, profissionais ligados a todos os segmentos da cadeia produtiva do cacau e alunos de pós-graduação poderão inscrever-se no site oficial do evento. O Simpósio também será transmitido ao vivo na data.

A realização desse evento conta com a participação de vários parceiros: Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais – SBSAF, Associação das Indústrias Processadoras de Cacau – AIPC, Centro de Inovação do Cacau – CIC, Cocoa Action Brasil, Embrapa, UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia) e UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), além de renomados palestrantes especialistas no assunto de diversas instituições colaboradoras.

Sistemas Agroflorestais

Os Sistemas Agroflorestais (SAF) são modelos de uso da terra onde plantas perenes, semi-perenes ou anuais são adequadamente arranjadas em sequências ou modelos espaciais específicos de acordo com seus requerimentos, de forma a utilizarem, de forma equilibrada, os recursos naturais disponíveis em determinado ambiente.

Além disso, a utilização da SAF contribui para reverter a degradação do solo, elevar a sua fertilidade e retenção de umidade, aumentar o sequestro de carbono e outros serviços ambientais, garantindo a diversificação de produtos economicamente capazes de gerar emprego e renda, portanto, gera benefícios econômicos, sociais e ecológicos.