Levando a mensagem de que saber que existe a doença não é o suficiente para evitar o câncer de mama ou do colo uterino e que o importante é se prevenir, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um Pit-Stop na manhã desta terça-feira, dia 5, no semáforo da Praça Otávio Mangabeira, centro, como primeira ação da Campanha Outubro Rosa.

Exposições de faixas e panfletagem foram algumas das ações realizadas pela equipe da Saúde, tendo como público-alvo motoristas, motociclistas e pedestres.

“Sabemos que a prevenção deve ser feita o ano todo, já que os serviços de saúde estão à disposição da mulher, inclusive mamografias e citologias. Então, o nosso objetivo com esta campanha é conscientizar a população sobre a importância de fazer os exames regularmente”, destacou a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher e da Criança e do Adolescente, Katiane Andrade.

O Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT) também esteve presente na ação com uma abordagem relacionada às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). “Distribuímos preservativos masculino e feminino, além de informativos”, comentou a coordenadora do CERPAT, Fernanda Barros.

Ela aproveitou para lembrar que no próximo dia 19, às 8 horas, no auditório do Hospital de Olhos Beira-Rio, haverá uma ação especial que marcará a Campanha Outubro Verde, mês que também é dedicado ao combate à Sífilis. “Teremos um ciclo de palestras voltado para os profissionais da área da saúde. O mês de outubro é muito importante, porque engloba duas campanhas: o Outubro Rosa e o Outubro Verde”, reforça.