O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, através da sua diretoria executiva, vem por meio de nota, esclarecer a população acerca da falta de alguns medicamentos e insumos. Desde o final do ano passado, o Brasil vem sofrendo um desabastecimento de medicamentos, devido a fatores como a pandemia e a guerra entre a Ucrânia e a Rússia, o que afetou diretamente o envio de alguns itens para vários países, como o Brasil.

Instituições hospitalares, clínicas e fabricantes de medicamentos têm sofrido impacto direto da falta de insumos, bem como de embalagens utilizadas para o envase de medicamentos.
Vale ressaltar, que as compras de medicamentos do Hospital de Base são realizadas, através de processo licitatório, sendo também, um processo mais demorado. Como muitas empresas não estão realizando a entrega dentro do prazo estabelecido, por conta dos motivos acima expostos, a direção do HBLEM vem buscando no mercado, fornecedores que fizeram estoque para a realização de compras emergenciais.

Mesmo sendo o desabastecimento, de forma geral, o hospital vem trabalhando nos últimos meses, a gestão inteligente no recebimento dos itens, através de uma programação adequada para a sua demanda diária e buscando alternativas para substituir os medicamentos que estão em falta no mercado, por outros similares. Ademais, o HBLEM faz parte de uma rede de hospitais e unidades de saúde parceira que tem buscado soluções em conjunto, no sentido de evitar um colapso das unidades, com a falta de medicamentos.