Os sentimentos de alegria e gratidão, manifestados pelos vencedores e homenageados do Troféu Ita Pedro 2022 – O Melhor São Pedro de Todos os Tempos, deram o tom a solenidade festiva de entrega da premiação. Realizado pela Prefeitura de Itabuna, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), o evento reuniu artistas regionais, autoridades locais, profissionais de imprensa e convidados na Praça de Alimentação do Shopping Jequitibá, na noite desta quinta-feira, dia 29.

Criado pela Ficc com o objetivo de ser mais um referencial na consolidação da Festa de São Pedro de Itabuna como uma das mais expressivas marcas entre os grandes eventos juninos do interior da Bahia e do Nordeste brasileiro, o Troféu Ita Pedro 2022 premiou artistas nacionais e regionais que se apresentaram no palco da festa, que aconteceu entre os dias 30 de junho a 03 de julho.

A premiação com o troféu foi em três categorias: Melhor Show da Noite, para atrações nacionais; Ouro da Casa, para artistas locais; e Atração Revelação. A escolha dos vencedores aconteceu através da votação popular, através da plataforma digital Google Forms, disponibilizada em link na bio do Instagram da festa. O Troféu Ita Pedro de Melhor Show da Noite coube aos cantores: Zé Vaqueiro (30/06), Tarcísio do Acordeon (1º/07), João Gomes (02/07) e Bel Marques (03/07).


A grande expectativa da noite ficou por conta das categorias Ouro da Casa e Atração Revelação, que envolvia na disputa bandas e artistas locais e regionais: Cacau com Leite, Cris Lima, Pegada X, Kaio Oliveira, Neto LX, Lordão, Sinho Ferrary, Noberto Curvelo, Trio da Huanna e Neto Gasparzinho.

Na primeira noite da Festa, 30/06, a Banda Cacau com Leite foi a vencedora. Ao receber o troféu, o vocalista Ary PB falou de sua emoção e do quanto foi gratificante poder retornar às grandes festas populares de Itabuna, como foi o Ita Pedro. “Quero agradecer ao povo itabunense pelo carinho com a Banda Cacau com Leite, ao prefeito Augusto Castro por valorizar os artistas da região e por colocar a cidade novamente no lugar de destaque no cenário cultural da Bahia”, disse.

O Troféu como Ouro da Casa também foi entregue ao cantor itabunense Kayo Oliveira, que subiu ao palco do Ita Pedro na noite do dia 1º de julho. Na terceira noite da festa (02/07), o vencedor nesta categoria foi o cantor mais romântico do Brasil Synho Ferrari. Ele fez questão de falar de seu contentamento por ter participado do Melhor São Pedro de Todos os Tempos.

“Estou muito feliz por ter participado do Ita Pedro, que marcou a minha história como artista, e, sobretudo, que devolveu alegria ao povo de Itabuna”, destacou Synho. O Troféu Ouro da Casa também foi entregue à Banda Trio da Huanna, que fez show na última noite do Ita Pedro 2022, dia 03 de julho.
Encerrando a premiação por categorias, o Troféu de Atração Revelação do Ita Pedro 2022 foi para a banda A Tarraxada, que concorreu junto com as cantoras Cris Mel e Cristal Som, e as bandas Originais do Forró e Pegada X. “É um prazer imenso estarmos recebendo o Troféu Ita Pedro como atração revelação, nós que temos apenas 1 ano e meio no mercado musical e já conquistamos este reconhecimento do público”, disse o vocalista da Tarraxada, Couto Play.

Homenagens
A Fundação Itabunanse de Cultura e Cidadania também homenageou com a entrega do Troféu Ita Pedro 2022 alguns artistas locais: Banda Lordão, pelo 60 anos de carreira; a cantora Cristal Som, como destaque popular; e a cantora Cris Mel, como melhor performance. Foram ainda homenageadas algumas instituições parceiras na realização do Ita Pedro: 15º Batalhão de Policia Militar, 5ª Coordenadoria Regional de Policia Civil, 6º Grupamento de Bombeiros Militar e a Inspetoria Regional da Policia Rodoviária Federal.