30Espaços para crianças com jogos, brinquedos e outros materiais recreativos serão instalados em Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams) e nos Núcleos de Atendimento à Mulher (Neams) da Polícia Civil, através do Programa de Modernização das Estruturas de Segurança. No total, serão montadas 57 brinquedotecas na capital baiana, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior.

Foram investidos R$127 mil nos equipamentos lúdicos que deverão ser entregues nos próximos dias. A coordenadora-geral do Escritório de Projetos e Processos da PCBA, delegada Pollyana Pedreira Silva, enfatizou que a ação faz parte das políticas de melhorias no atendimento realizadas pela instituição.

Segundo ela, a distribuição iniciará nos Neams dos municípios de Santo Antônio de Jesus, Santo Amaro, Itapetinga, Senhor do Bonfim, Irecê, Valença, Luís Eduardo Magalhães e, posteriormente, nas Deams da capital, seguidas pela RMS e interior.

O secretário da Segurança Pública (SSP), Ricardo Mandarino, reforçou a importância do atendimento cada vez mais humanizado nas unidades policiais. “ As vítimas, no geral, já chegam fragilizadas às unidades para registrarem boletim de ocorrência. No caso da violência doméstica é ainda mais delicado, porque muitas vezes as crianças são testemunhas das agressões, então nós também temos que ter esse olhar voltado para elas. Muito importante que a mulher tenha a certeza e a confiança de que, no momento em que ela está procurando ajuda, seu filho está em um local seguro, preparado para acolhê-lo”, explicou.

Para a delegada Lara Candice Santana Pereira Ferreira, da Deam de Brotas, em Salvador, ter um lugar com aparelhos lúdicos é essencial. “É comum mulheres chegarem acompanhadas de suas crianças, que precisam de um espaço apropriado para, pelo menos, minimizar possíveis os danos psicológicos que sofreram no contexto de violência doméstica familiar”, disse a delegada.