Levantamento conduzido pelo Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV-DGPE) atestou os grandes avanços na educação pública da Bahia nos últimos anos. Segundo o instituto, “apesar da pandemia, Bahia avançou em todas as etapas do ensino, melhorando seu desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)”.

A FGV ressalta que a rede estadual baiana já está entre as oito melhores do País nos anos finais do Ensino Fundamental – com crescimento de 73% na nota do Ideb – e ultrapassou 12 Estados no rendimento estudantil do Ensino Médio, aparecendo agora empatado com Minas Gerais.

O levantamento também destaca a adoção do programa Documento Curricular Referencial na Bahia, que foi apoiado pelo DGPE e chega a todos os 417 municípios do Estado. O projeto contemplou, na primeira fase, mais de 5 mil educadores que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. “Na segunda etapa, alcança quase 17 mil educadores, com 60 horas de formação continuada, nas quatro áreas do conhecimento, incluindo atividades on-line, encontros presenciais e material didático de apoio”, informa o instituto.

Segundo o candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT), os indicadores da educação na Bahia “vão avançar ainda mais” nos próximos anos. “O investimento em educação mostra o resultado a médio-longo prazo e a Bahia está apenas começando a colher os frutos do trabalho sério e comprometido que foi realizado na área ao longo dos últimos anos pelo nosso time”, avalia o candidato de Lula na Bahia. “Os indicadores vão avançar ainda mais nos próximos anos, com a continuação e o aprofundamento desse trabalho.”

Jerônimo acrescenta que, entre seus compromissos de governo, estão várias iniciativas na área, como a imersão digital dos estudantes da rede, com o fornecimento de tablets com acesso à internet aos alunos, a ampliação do programa Bolsa Frequência, o crescimento da oferta tanto de educação em tempo integral quanto de ensino profissionalizante e a ampliação do programa Dignidade Menstrual.

“Estamos construindo mais de 200 novas escolas, todas de alto padrão, com laboratório, refeitório, teatro, equipamentos esportivos – e vamos levar esse novo padrão de escolas às mais de mil unidades da rede estadual”, afirma. “São estruturas que atraem e mantêm o estudante com qualidade, mas que também agregam ao professor, para estimular ainda mais a aprendizagem.”