WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

prefeitura itabuna sesab bahia shopping jequitiba livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

setembro 2022
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  


Pela Via do Destino: do setor público ao empreendedorismo

Anna Lívia Ribeiro

Algumas situações na vida nos impulsionam ou paralisam e cada indivíduo responde de uma maneira diferente e bem peculiar.

Ao aceitarmos o que não se pode mudar, criamos inúmeras possibilidades de enxergarmos os problemas e situações difíceis sob outras perspectivas.

Em 2017 meu marido desencarnou quando foi atropelado por uma moto. A partir daí, fui acolher o que não poderia ser modificado, lidar com essa partida e focar naquilo de bom que vivemos juntos dando lugar às boas lembranças.

Então, decidi que após 28 anos de serviços prestados à educação pública de Ilhéus era chegado o momento de fechar esse ciclo. Solicitei a minha aposentadoria que saiu em janeiro de 2019. Este seria o meu ano sabático.

Planejei ir para Portugal. No entanto, em novembro de 2018 meu pai foi atropelado por uma bicicleta e veio a óbito. A ida para Portugal foi adiada por não me sentir confortável em deixar minha mãe.

Muitas alterações das funções psíquicas são desencadeadas quando insistimos em mudar algo sobre o qual não temos poder. Para não adoecer, mudei a maneira de olhar para esses dois episódios especificamente. Afinal, é você quem decide a forma de lidar com as situações.

As situações difíceis nos ajudam a amadurecer. Precisava ser proativa, manter minha mente ocupada com coisas que me faziam bem. Como já estava aposentada e não iria para Portugal, resolvi fazer uma lista de coisas que sempre gostei de fazer.

Viajar era uma delas e foi a que encabeçou a minha lista. E assim eu fui amadurecendo a ideia de como trabalhar com viagens. Fiz algumas leituras, pesquisas e fui buscar ajuda no SEBRAE em Ilhéus já pensando na possibilidade de abrir uma empresa no setor de turismo.

Após muitas conversas, mentorias, consultorias, cursos e um test drive, formalizei a empresa, registrei a marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – detalhe: eu mesma desenhei a logomarca e fiz o registro.

Importante que vocês saibam que o nome foi a partir de uma escolha coletiva, quase um exercício de experiência do usuário, em que enviei para pessoas próximas, com potencial de se tornarem futuros clientes, cinco nomes, os quais submeti a uma votação, sendo escolhido o nome “ViaDestino”. Creio que isso ajudou a uma identificação quase que imediata com a proposta da empresa.

E assim surgiu a agência de viagens ViaDestino!

Não me colocar no lugar de vítima das vias que o destino me apresentou foi fundamental para aprender com essa experiência. Eis que 2020 chega com a pandemia e um dos setores mais afetados, senão o mais afetado, foi o turismo. A empresa estava formalizada, mas nada de poder efetivá-la como eu gostaria.

Durante esse processo, eu aliei as duas áreas que mais gosto de atuar: Educação e Viagem. Parti para fazer mais cursos e estudos na área. Um deles me levou a ter como produto na empresa o Tour Virtual pelo Centro Histórico de Ilhéus. Um tour dinâmico e interativo que conta um pouco da nossa história.

A ViaDestino hoje possui um projeto de Viagens Pedagógicas e esse será o próximo assunto a ser abordado aqui nessa coluna.

Ultrapassar uma situação que não nos agrada envolve fenômenos emocionais, biológicos, sociais. Tudo nessa vida é dinâmico, tudo muda em questão de milésimo de segundo. O universo não para de mudar, crescer e se expandir.

Portanto, não fique se lamentando.

Eu não fiquei!

Com isso não estou dizendo que é fácil, apenas que é possível!

 

Anna Lívia Ribeiro

Ilheense, Mãe, Avó, Pedagoga, Especialista em Educação Infantil, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Graduanda em Gestão em Turismo, Agente de Viagens.

@viadestinoviagens

 

 

5 respostas para “Pela Via do Destino: do setor público ao empreendedorismo”

  • Alderacy Pereira da Silva Junior says:

    Parabéns, nobre colega colunista. Li o teu ensaio com alegria e prazer. Você escreve com a alegria que reside em sua natureza poética. Escreve de maneira madura e provocativa. E que venham outros ensaios..
    Um abraço carinhoso. Alderacy Pereira

  • Augusto Matos says:

    Parabéns pelo texto! Continue

  • Cristina Matos says:

    Matéria linda e inspiradora. Parabéns pela garra e coragem. Sucesso?

  • Efson Batista Lima says:

    Prezada Anna, acabei de fazer a leitura de sua crônica. Uma escrita leve e apetitosa. Mesmo com o registro de dois óbitos, a crônica não é um murmúrio, mas um encontro de ideias que sinalizam para aprendizados e possibilidades de superação. Parabéns!

    Fico na expectativa de conhecer o Viagens Pedagógicas. Penso que você deve avançar com esse projeto. Ser referência. No ano passado, eu cheguei a ler algo sobre viagens literárias… achei bacana e, agora, tenho me deparado com esse seu projeto. Parabéns!

    Ilhéus é um uma dádiva, mas não sabemos fazer uso do presente e ficamos a reclamar com Deus todos os dias. Não é o seu caso, pois, mesmo diante da tragédia familiar, escreveu outras linhas. A linha da superação!

    Penso que a sociedade civil deve verificar as experiências de Gramado, Canela, Paraty, Cachoeira… pensar outras estratégias, onde seja possível um diálogo com a cultura e o natural.

    Desejo sucesso nas escritas e na coluna!

  • Clovis says:

    Que Maravilha Ana.

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia