O professor  Antônio Nolberto de Oliveira Xavier, do Departamento de Letras e Artes  da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), apresentou uma teleconferência através do canal do YouTube da Universidad Estatal a Distancia (Uned) de Costa Rica, sobre “Educomunicação: Experiencias e mediações em comunicação educativa” para estudantes e profissionais da área naquele país.

Ao discorrer sobre: “O que é Educomunicação e o que é ser educomunicador?”, o professor do curso de Comunicação Social da Uesc explicou os conceitos por meio de um recorte histórico do surgimento do campo de investigação e suas possibilidades na prática do docente. Abordou ainda a formação, a carreira bem como as propostas e os desafios para professores – Licenciatura e Bacharelado -, nessa área, em universidades de São Paulo e Paraíba.

Antônio Xavier está realizando estágio de pós-doutoramento junto à Uned (Costa Rica). Ele defende o projeto “Comunicação, Educação e as Tecnologias da Informação: conteúdos, propostas metodológicas e mudanças nos cursos de formação de professores das universidades públicas”, que está inserido na linha de pesquisa “Interação e comunicação em comunidades de aprendizagem” do Mestrado em Educação a Distância e Aprendizagem on-line, sob a supervisão da Profª. Dr.ª Yarith Rivera Sanchez e do Prof. Dr. Gilbert Ulloa Brenes.

O objetivo geral é realizar um levantamento dos Projetos Pedagógicos e Programas de Disciplinas dos cursos de licenciatura de três universidades públicas federais da Costa Rica (Uned, UCR, UNA) para registrar e analisar os que apresentem, entre seus conteúdos, os conceitos e metodologias da Educomunicação, na formação dos futuros docentes para o uso, a crítica e a apropriação dos recursos e tecnologias comunicacionais como propostas didático-pedagógicas.

A partir de contatos com estudantes e professores, também será possível incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de projetos e trabalhos de conclusão de curso com enfoque no campo da Educomunicação tanto no nível de graduação, quanto de pós-graduação.