WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

universidade lasalle livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

setembro 2022
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  


Recado por meio da arte

Estamos no mês em que ainda se fala muito a respeito do Bicentenário da Independência do Brasil.E como a arte também é um mecanismo de comunicação, expressão e manifestação, ela se faz presente nessa celebração através de projetos como já foram publicados em matérias passadas aqui na coluna.

Essa semana quero apresentar algumas obras que passam uma mensagem para o povo brasileiro. É a arte cumprido seu papel na comunicação,  trazendo reflexão. São artistas de várias regiões do Brasil deixando o seu recado de paixão e esperança pelo Brasil.

 

“ABRACE O DESCONHECIDO”

Obra participante na exposição: Brasil – Gigante pela Própria Natureza, promovida pela Lótus Gallery.

Você poderá ver essa e outras obras de outros artistas acessando o link:

https://lotusgallery.com.br/exposicao-brasil/

Artista: GÊIZA BARRETO/ Salvador-Ba  (catalogada na Lótus Gallery)

“Abrace o Desconhecido”  foi criada em 2016, exatamente quando o Brasil estava dividido entre “verde-amarelos” e “vermelhos”.

Muito me entristece ver que diferentes pontos de vista, que poderiam ser usados para enriquecer a nossa percepção de mundo, tornam-se motivos para discórdia; até mesmo pessoas que se amam se ferem e se afastam por divergências de opinião.

Por isso, meu convite a você hoje é procurar estabelecer uma conversa aberta e respeitosa com alguém que tenha uma visão de mundo diferente da sua. Isso certamente trará crescimento a ambas e trará soluções e possibilidades que jamais existiriam sem essa troca.

“Esta obra reflete meus sentimentos sobre os acontecimentos na história recente do Brasil e a incerteza com relação ao futuro. Eu criei harmonia com as cores que tornaram-se antagônicas no país: verde, amarelo e vermelho, na busca pela beleza no diálogo e na união entre elas. Há tensão, mas também esperança.”

Em outro trabalho complemento deste acima, intitulado “UM SOMOS NÓS, a artista também abre espaço para uma oportuna reflexão:

Quando será que aprenderemos que estamos todos conectados? Que o bem ou mal que faço ao próximo estou fazendo a mim também?

Instagram: @geizarte

“LIBERDADE NA ESCRAVIDÃO”

Artista: CARMEM MOREIRA/ Ribeirão Preto-SP

Minha  inspiração veio á partir deste texto:   “. Ao tornar se Independente de Portugal,a nação Brasileira como um todo era na sua quase totalidade a favor da forma de governo monárquica,as razões para está escolha política São diversas, havia um verdadeiro temor por parte de diversos grupos sociais. a educação e a escravidão sempre foram a maior das preocupações de D.Pedro durante o seu reinado.  ” A ordem,de Paz e Liberdade “.

Instagram: @carmem_silvia.moreira

“NAVEGAR”

Obra participante na exposição : Brasil – Gigante pela Própria Natureza, promovida pela Lótus Gallery.

Você poderá ver essa e outras obras de outros artistas acessando o link:

https://lotusgallery.com.br/exposicao-brasil/

Artista: LUCIANE YAHWEH/ Passa Quatro – MG

(Catalogada na Lótus Gallery)

Como descrição faço uso de trechos do poema de Fernando Pessoa, “NAVEGAR É PRECISO” “…Navegar é preciso, viver não é preciso. Quero para mim o espírito desta frase, transformada a forma para casas como eu sou: Viver não é necessário, o que é necessário é criar… …Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue, o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade.”

 O pensamento do patriota revelando seu amor e força por sua nação, o pensamento do brasileiro que não foge a luta, é gigante pela própria natureza

Instagram: @atelie_lucianeyahweh

“URCA”

Artista: ANGELA SCORZA/ Ilha do Governador-RJ

Moro numa ilha no Rio de Janeiro,Ilha do Governador. Isso sempre foi motivação para gostar do mar, admirar montanhas e suspirar pelas cores dos céus.   Retratar nas tintas os reflexos de barcos, pesqueiros, casas à beira mar, sempre é estimulante e desafiante. Já pintei quase em todo Brasil, mas paisagens e marinhas têm atrativos extras: uma profunda beleza que não foi feita pelo homem.

Nessa aquarela estamos num pôr do sol no bairro da Urca, lugar de atrações naturais sem par.

Sou Angela Scorza, aquieta e artista plástica desde sempre, profissional desde 1982. Já expus em diversos países e o que mais gosto é fazer como Impressionistas e ir com meu material a paisagem e aquarelar ” a plein Air”. Minhas obras estão sempre à venda, assim como o que aprendi e aprendo estão sempre a disposição em aulas online.

Instagram: @angela_acquerello

“BICENTENÁRIO”  Obra em exposição permanente no projeto artístico: BICENTENÁRIO DAS AMÉRICAS, criado por Jaime Vallardo Chávez

Você poderá ver essa e obras de outros artistas acessando o link: https://www.instagram.com/vallardoartistanaif/

Artista: APARECIDA FELIPE/ Goiânia-GO

Coordenadora e embaixadora do Bicentenário das Américas, representante do Brasil, Goiânia/Go

E também integrante  da  AGAV ( Associação Goiana de Artes Visuais.)

Iniciei no Bicentenário de Honduras em 2021 que foi a segunda edição do Bicentenário.

A exposição em Brasília corresponde a quarta edição do Bicentenário.Foi muito proveitoso e emocionante ver o material pictórico de mais de 500 artistas de todo  mundo. O evento sairá do Brasil  fortalecido, somando novas metas para os próximos eventos . Tive uma somatória de mídia  nacional e internacional muito expressiva em prol do evento.   O Bicentenário  já consagra  uma marca  e eleva o nome de artistas de grande relevância nacional e internacionalmente. Vamos ficar atentos a próxima agenda no Brasil e Honduras.

Instagram: @orkideatulipa

Se gostou, comente, curta, compartilhe o link. Prestigie a Arte dos brasileiros.

3 respostas para “Recado por meio da arte”

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia