WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

prefeitura itabuna sesab bahia shopping jequitiba livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

setembro 2022
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  


Recado por meio da arte

Estamos no mês em que ainda se fala muito a respeito do Bicentenário da Independência do Brasil.E como a arte também é um mecanismo de comunicação, expressão e manifestação, ela se faz presente nessa celebração através de projetos como já foram publicados em matérias passadas aqui na coluna.

Essa semana quero apresentar algumas obras que passam uma mensagem para o povo brasileiro. É a arte cumprido seu papel na comunicação,  trazendo reflexão. São artistas de várias regiões do Brasil deixando o seu recado de paixão e esperança pelo Brasil.

 

“ABRACE O DESCONHECIDO”

Obra participante na exposição: Brasil – Gigante pela Própria Natureza, promovida pela Lótus Gallery.

Você poderá ver essa e outras obras de outros artistas acessando o link:

https://lotusgallery.com.br/exposicao-brasil/

Artista: GÊIZA BARRETO/ Salvador-Ba  (catalogada na Lótus Gallery)

“Abrace o Desconhecido”  foi criada em 2016, exatamente quando o Brasil estava dividido entre “verde-amarelos” e “vermelhos”.

Muito me entristece ver que diferentes pontos de vista, que poderiam ser usados para enriquecer a nossa percepção de mundo, tornam-se motivos para discórdia; até mesmo pessoas que se amam se ferem e se afastam por divergências de opinião.

Por isso, meu convite a você hoje é procurar estabelecer uma conversa aberta e respeitosa com alguém que tenha uma visão de mundo diferente da sua. Isso certamente trará crescimento a ambas e trará soluções e possibilidades que jamais existiriam sem essa troca.

“Esta obra reflete meus sentimentos sobre os acontecimentos na história recente do Brasil e a incerteza com relação ao futuro. Eu criei harmonia com as cores que tornaram-se antagônicas no país: verde, amarelo e vermelho, na busca pela beleza no diálogo e na união entre elas. Há tensão, mas também esperança.”

Em outro trabalho complemento deste acima, intitulado “UM SOMOS NÓS, a artista também abre espaço para uma oportuna reflexão:

Quando será que aprenderemos que estamos todos conectados? Que o bem ou mal que faço ao próximo estou fazendo a mim também?

Instagram: @geizarte

“LIBERDADE NA ESCRAVIDÃO”

Artista: CARMEM MOREIRA/ Ribeirão Preto-SP

Minha  inspiração veio á partir deste texto:   “. Ao tornar se Independente de Portugal,a nação Brasileira como um todo era na sua quase totalidade a favor da forma de governo monárquica,as razões para está escolha política São diversas, havia um verdadeiro temor por parte de diversos grupos sociais. a educação e a escravidão sempre foram a maior das preocupações de D.Pedro durante o seu reinado.  ” A ordem,de Paz e Liberdade “.

Instagram: @carmem_silvia.moreira

“NAVEGAR”

Obra participante na exposição : Brasil – Gigante pela Própria Natureza, promovida pela Lótus Gallery.

Você poderá ver essa e outras obras de outros artistas acessando o link:

https://lotusgallery.com.br/exposicao-brasil/

Artista: LUCIANE YAHWEH/ Passa Quatro – MG

(Catalogada na Lótus Gallery)

Como descrição faço uso de trechos do poema de Fernando Pessoa, “NAVEGAR É PRECISO” “…Navegar é preciso, viver não é preciso. Quero para mim o espírito desta frase, transformada a forma para casas como eu sou: Viver não é necessário, o que é necessário é criar… …Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue, o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade.”

 O pensamento do patriota revelando seu amor e força por sua nação, o pensamento do brasileiro que não foge a luta, é gigante pela própria natureza

Instagram: @atelie_lucianeyahweh

“URCA”

Artista: ANGELA SCORZA/ Ilha do Governador-RJ

Moro numa ilha no Rio de Janeiro,Ilha do Governador. Isso sempre foi motivação para gostar do mar, admirar montanhas e suspirar pelas cores dos céus.   Retratar nas tintas os reflexos de barcos, pesqueiros, casas à beira mar, sempre é estimulante e desafiante. Já pintei quase em todo Brasil, mas paisagens e marinhas têm atrativos extras: uma profunda beleza que não foi feita pelo homem.

Nessa aquarela estamos num pôr do sol no bairro da Urca, lugar de atrações naturais sem par.

Sou Angela Scorza, aquieta e artista plástica desde sempre, profissional desde 1982. Já expus em diversos países e o que mais gosto é fazer como Impressionistas e ir com meu material a paisagem e aquarelar ” a plein Air”. Minhas obras estão sempre à venda, assim como o que aprendi e aprendo estão sempre a disposição em aulas online.

Instagram: @angela_acquerello

“BICENTENÁRIO”  Obra em exposição permanente no projeto artístico: BICENTENÁRIO DAS AMÉRICAS, criado por Jaime Vallardo Chávez

Você poderá ver essa e obras de outros artistas acessando o link: https://www.instagram.com/vallardoartistanaif/

Artista: APARECIDA FELIPE/ Goiânia-GO

Coordenadora e embaixadora do Bicentenário das Américas, representante do Brasil, Goiânia/Go

E também integrante  da  AGAV ( Associação Goiana de Artes Visuais.)

Iniciei no Bicentenário de Honduras em 2021 que foi a segunda edição do Bicentenário.

A exposição em Brasília corresponde a quarta edição do Bicentenário.Foi muito proveitoso e emocionante ver o material pictórico de mais de 500 artistas de todo  mundo. O evento sairá do Brasil  fortalecido, somando novas metas para os próximos eventos . Tive uma somatória de mídia  nacional e internacional muito expressiva em prol do evento.   O Bicentenário  já consagra  uma marca  e eleva o nome de artistas de grande relevância nacional e internacionalmente. Vamos ficar atentos a próxima agenda no Brasil e Honduras.

Instagram: @orkideatulipa

Se gostou, comente, curta, compartilhe o link. Prestigie a Arte dos brasileiros.

3 respostas para “Recado por meio da arte”

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia