O candidato a governador do Estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues, comemorou os avanços da educação no Estado, retratados pelos dados divulgados, nesta sexta-feira (16), pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacional do Ministério da Educação (Inep/MEC), mas afirmou que os resultados ainda vão “melhorar muito” nos próximos anos. De acordo com o levantamento, as gestões dos governadores Jaques Wagner e Rui Costa elevaram, na média, 102% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o Ensino Fundamental II e em 30% para o Ensino Médio, fazendo a rede estadual de ensino alcançar o melhor índice da série histórica.

“O investimento em educação mostra o resultado a médio-longo prazo e a Bahia está apenas começando a colher os frutos do trabalho sério e comprometido que foi realizado na área ao longo dos últimos anos pelo nosso time, o time que cuida de gente”, avalia o candidato de Lula na Bahia. “Os indicadores vão avançar ainda mais nos próximos anos, com a continuação e o aprofundamento desse trabalho”, afirmou.

Em viagem com a Caravana do Time de Lula pelo Médio Rio de Contas, Jerônimo lembrou conquistas do governo Rui na área e reforçou seus compromissos para avançar mais na educação dos jovens baianos, como a imersão digital dos estudantes da rede, com o fornecimento de tablets com acesso à internet aos alunos, a ampliação do programa Bolsa Frequência, o crescimento da oferta tanto de educação em tempo integral quanto de ensino profissionalizante e a ampliação do programa Dignidade Menstrual.

“Estamos construindo mais de 200 novas escolas, todas de alto padrão, com laboratório, refeitório, teatro, equipamentos esportivos – e vamos levar esse novo padrão de escolas às mais de mil unidades da rede estadual”, afirmou. “São estruturas que atraem e mantêm o estudante com qualidade, mas que também agregam ao professor, que tem uma sala de aula confortável para estimular ainda mais essa aprendizagem”.

Durante a passagem pelas cidades de Manoel Vitorino e Poções, na manhã de hoje, Jerônimo, acompanhado por Rui, Wagner e o senador Otto Alencar, candidato a reeleição, recebeu o carinho e o apoio dos moradores. “Estamos juntos com Jerônimo para a cidade e a Bahia avançarem ainda mais, não só na educação, mas na saúde, na segurança, na infraestrutura de transportes”, afirma o prefeito de Manoel Vitorino, Silvany Barros (PSD).

O prefeito de Belo Campo, José Henrique Tigre, o Quinho (PSD), ressaltou as transformações pelas quais a região passou, nos últimos anos. “Rui Costa transformou a Bahia em um grande canteiro de obras – por isso a maioria dos prefeitos está com Jerônimo, para a Bahia avançar ainda mais”.

Nesta sexta, a Caravana do 13 percorre 146 quilômetros dos Territórios de Identidade do Médio Rio das Contas e Sudoeste Baiano e visita, nesta tarde, as cidades de Planalto e Vitória da Conquista. À noite, está previsto um grande evento em Barra do Choça.