Em comemoração ao dia 26 de setembro, Dia Nacional e Municipal do Surdo, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Educação (Seduc), realizou na última segunda-feira (12) o seminário “Educação, permanência e inclusão territorial de estudantes surdos”.

O evento, direcionado a alunos surdos da rede municipal de ensino, também contou com a participação de professores (surdos e bilíngues) do Instituto Federal da Bahia (IFBA/Campus Jequié), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e do Centro de Referência à Inclusão Escolar (CRIE).

Buscando a inclusão, a iniciativa tem como principal objetivo aprimorar o conhecimento e o contato dos estudantes e professores com a Língua Brasileira de Sinais (Libras), mostrando a importância da Libras e incentivando a conscientização político-social da comunidade surda com a sociedade, além de celebrar as lutas e vitórias através dos relatos de experiências.

O seminário abordou três vertentes: os mecanismos de permanência para os jovens estudantes surdos nas esferas do ensino público: municipal, estadual e federal; a inclusão territorial da comunidade escolar – professores, supervisores, funcionários e pais – a partir da experiência do Curso de Libras da Seduc; e o lançamento do projeto sinalário DCRI.

“Discutimos junto com a comunidade surda essa visibilidade e importância da inclusão e permanência territorial dos nossos jovens estudantes nas escolas municipais, sabendo que eles têm o direito à acessibilidade e as nossas escolas contemplam intérprete de Libras, com atendimento através do CRIE”, explicou Aline Oliveira, coordenadora da Diversidade e Inclusão da Seduc.

 

Setembro Azul

O Setembro Azul é um movimento da comunidade surda em favor da educação e cultura surda, tendo ganhado maior proporção nacional em março de 2011, quando se intensificaram as discussões sobre o modelo de educação inclusiva no país. No dia 26 de setembro é celebrado o Dia Nacional e Municipal do Surdo em Ilhéus (Lei nº 4020/2019).

A data proporciona uma discussão sobre os direitos linguísticos e a inclusão das pessoas surdas na escola e na sociedade.