Terminam amanhã (15/09), as inscrições para a competição gratuita da Taça das Favelas, o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo. As inscrições serão somente para lideranças ou técnicos que querem sua favela representada na competição e devem ser feitas através do site http://www.cufabahia.com.br/ .

A Taça das Favelas foi realizada pela primeira vez no Rio, em 2012. Desde então, ganhou os gramados e terrões de 22 estados do país. O torneio é realizado pela Central Única das Favelas (CUFA) com o objetivo de promover a inclusão social por meio do esporte.  Na Bahia, a competição será realizada pela primeira vez com a participação de 8 favelas, com 4 times femininos e 4 times masculinos.  A final ocorrerá no campo da PRONAICA em Cajazeiras X e contará com transmissão ao vivo da Rede Bahia para todo estado, tanto na categoria feminina quanto na masculina.

A organização do campeonato oferece, antes do início dos jogos, workshops sociais para jogadores e técnicos, que vão desde cuidados com a alimentação até educação financeira.
A dinâmica da competição consiste na montagem de seleções através de peneiras, ou seja, a partir de uma seleção é formada a equipe para representar aquela favela. A competição não é de times já existentes, e sim de times construídos.


A divulgação das favelas elegíveis a levar jogadores para os campos das peneiras serão divulgadas no dia 16 de setembro. A Taça das Favelas já revelou grandes nomes do futebol, entre eles o volante Patrick de Paula, que se profissionalizou no Palmeiras e atualmente joga no Botafogo.

Regulamento

Cada seleção será composta por no máximo 22 atletas. No masculino, jovens entre 14 e 17 anos com possibilidade de até 3 jogadores com 18 anos completos. No feminino, mulheres a partir de 14 anos sem limite de idade.
O início dos jogos acontece no dia 1 de outubro no campo da “beira lixo” 1ª etapa de Castelo Branco, em Salvador.