Nesta terça-feira (13), às 9h, o Estado da Bahia entrega obras nas áreas da saúde, educação e desenvolvimento urbano, no município de Irecê. Serão inaugurados os serviços de requalificação da Praça Mário Dourado e do Mercado de Artes, localizado no Centro da cidade, além da Escola de Educação Infantil Paulo Freire, no bairro Alto Moura. Em seguida, será entregue a nova Unidade de Assistência de alta complexidade em Oncologia (UNACON), que faz parte das obras de reforma e ampliação do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho (HRDMDS). O governador Rui Costa marcará presença nos atos de entrega.

Atendimento oncológico

Inicialmente, a UNACON vai contar com 10 poltronas para a realização de quimioterapia e funcionará em uma área anexa ao Hospital, referência em serviços de saúde de média e alta complexidades para mais de 700 mil habitantes de 38 municípios. Em breve, a Unidade de Assistência contará também com leitos de clínica médica, cirúrgica, além da realização de cirurgias oncológicas, tratamento por radioterapia e cuidados paliativos. Somente nesta área, serão investidos mais de R$ 2,4 milhões entre obra, equipamentos médicos e mobiliário.


Com recursos da ordem de R$ 33 milhões apenas nas intervenções físicas, além do espaço de oncologia entregue neste primeiro momento, o Hospital Regional contará ainda com a ampliação de enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto e neonatal; do Centro Cirúrgico, que passará de quatro para seis salas; da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo); além da criação de novas estruturas como o Centro de Parto Normal e Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa).

Autorizações

Ainda em Irecê, o Estado vai autorizar a pavimentação em diversas ruas da cidade e serviços de urbanização da Praça do Ginásio de Esportes. Os trabalhos serão realizados pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).