A manhã desta sexta-feira (9) marcou uma nova fase para Ilhéus. Com a presença de representantes de entidades, sindicatos, órgãos da Justiça, empresários, agentes ambientais, integrantes da sociedade civil e de associações de catadores, o prefeito Mário Alexandre assinou termo de cooperação técnica com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para encerrar o Lixão do Itariri.

O ato aconteceu no Centro Administrativo da Conquista e contou com a presença do secretário Nacional de Saneamento, Pedro Maranhão. Conforme a administração municipal, o projeto atende à lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), que estabeleceu um prazo para o fim dos lixões nos municípios brasileiros, assegurando desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente.

Mário Alexandre ressalta que muito além do controle sobre a gestão dos resíduos, a iniciativa possibilita um local digno de trabalho para os catadores, que serão capacitados para gerar maior renda através do material reciclado, bem como promove a transformação da vida dessas pessoas.

“Mais uma vitória para o nosso povo. Essa é a realização de um sonho, um dia histórico para Ilhéus. Quando assumimos a gestão, tentamos de várias formas recuperar a área do lixão do Itariri. Agradeço ao Governo da Bahia, que se empenhou para tornar o projeto viável, mas é muito difícil tocar esse trabalho apenas com o Município. Então, isso se faz com parceria e o Ministério do Desenvolvimento Regional tem dado apoio à nossa equipe para montar todo planejamento, respeitando o meio ambiente, atendendo a questão social e dando qualidade de vida à população”.

De acordo com Pedro Maranhão, a cidade faz parte do programa para encerrar os lixões na Mata Atlântica, cujas etapas consistem na assinatura do acordo de cooperação técnica; consultoria; estudos de gaseificação e contaminação da área degradada e a posterior recuperação ambiental do local.

“O prefeito acertadamente se sensibilizou e demonstrou grande preocupação em desativar o lixão, pois entende a relevância da ação para o meio ambiente e toda a sociedade. Portanto, vamos iniciar os trabalhos o mais rápido possível. O encerramento do Lixão do Itariri vai ficar imortalizado na memória da população, porque essa área não condiz com a beleza e a importância que a cidade de Ilhéus possui”, destacou o titular da Secretaria Nacional de Saneamento (SNS).

A CVR Costa do Cacau é a empresa credenciada pelo Município para recepção e destinação final do lixo. O gestor frisou ainda a importância de soluções integradas em relação à destinação adequada dos resíduos sólidos, bem como o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao setor, que incluem adequação ambiental, jurídica e social do sistema para melhoria da estrutura, no tratamento e reaproveitamento dos materiais.

A SNS vai apoiar a Prefeitura na gestão dos resíduos, com foco na inclusão dos catadores e melhoria da coleta seletiva. A equipe de consultoria também é responsável por avaliar a situação e realizar os trabalhos de mobilização.

“O prefeito Mário Alexandre e toda a sua equipe estão de parabéns. Nosso agradecimento também ao Ministério do Desenvolvimento Regional por aplicar recursos em uma área importante, básica e fundamental para a nossa sociedade”, comentou Maria do Socorro Mendonça, presidente do Instituto Nossa Ilhéus.