Torre terá iluminação cênica nas cores das campanhas

Setembro é o mês de duas campanhas igualmente importantes: “Setembro Verde”, que traz a conscientização da doação de órgãos e “Setembro Amarelo”, que aborda a prevenção contra o suicídio. Por essa razão, o Edifício José Haroldo Castro Vieira (Torre Administrava), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) terá, neste mês de setembro, a iluminação cênica nas cores verde e amarela, sendo um dia para cada cor.

 

A determinação foi do reitor Alessandro Fernandes que recebeu em seu gabinete a enfermeira chefe do Setor de Intensificação e Apoio a Doações de Órgão e Tecidos para Transplantes (Siadott), da Prefeitura de Ilhéus, Ana Maria Aragão. Ela explicou que sendo o mês de setembro eleito pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) para a campanha Setembro Verde, inúmeras atividades estão sendo desenvolvidas em universidades, escolas, hospitais etc..

Em 27 de setembro é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos, que visa conscientizar a sociedade e ao mesmo tempo fazer com que as pessoas conversem com familiares e amigos sobre o assunto. Já dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano, mais de 800 mil pessoas põem fim à própria vida. Isso significa que, no mundo, uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Na Uesc, um dos programas para auxílio psicológico é o Projeto E-Terapias, que oferta modalidades de apoio psicossocial online para grupos específicos e comunidade em geral.

 

Para o reitor da Uesc, “a doação é um ato igualitário. Normalmente nos perguntamos se seremos ou não doadores, porém deveríamos, também, nos perguntar se seríamos ou não receptores. Nunca sabemos de qual lado poderemos estar. As ações realizadas durante o Setembro Verde esclarecem a população sobre o impacto desse ato de amor ao próximo. Igualmente significativa é a mobilização sobre o tema “suicídio” devido ao crescimento de casos em todo o país”.