Itacaré realizou nos dias 5 e 6 de setembro, no Hotel Ecoporan, o Fórum Técnico para Avanço no Manejo de Resíduos. O evento foi composto por vários blocos divididos em palestras, mesa de debate, rodada de discussões entre universidades e municípios, visita técnica e apresentações.

O Fórum foi um espaço importante de discussão das políticas públicas para soluções e inovações na área de gestão e manejo de resíduos, levando informações, ideias, trabalhos e tudo mais que promova o ambiente saudável e sustentável.

Promovido pela Prefeitura de Itacaré junto com a Cooperação Brasil-Alemanha, através do Projeto ProteGEEr; o fórum contou com a participação do Secretário de Meio Ambiente Marcos Luedy; do Secretário Nacional de Saneamento, Pedro Maranhão; de membros das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Estado;  da Consultora da GIZ, Christiane Pereira e do Projeto ProteGEEr, Hélinah Cardoso; do Coordenador Executivo do Consórcio Litoral Sul, Luciano Veiga, entre vários Secretários e representantes de cidades vizinhas e que compõem o Consórcio (CDS-LS).

O encontro foi extremamente rico e prospectivo, com discussões de temas atuais e necessários, e palestras que levaram o público a reflexão; no entanto, mais uma vez trouxeram emoção e alegria em suas palavras, os catadores Binho e Adriano; falaram das suas trajetórias de vida, o preconceito que sofrem diariamente por serem moradores do lixão e se emocionaram ao relatar do presente e do futuro que estão a viver com o programa Lixão Nunca Mais.

Quem também não cansa de externar alegria e emoção em suas falas é o Secretário de Meio Ambiente, Marcos Luedy; que sempre se expressa com grande entusiasmo, carinho e emoção sobre o programa Lixão Nunca Mais, pois já faz parte da sua vida e da sua história.

Durante o segundo dia de fórum, os participantes fizeram a visita técnica ao roteiro do lixão, agora, com uma nova perspectiva, com o lixão já fechado e totalmente desativado; logo após, seguiram para a Estação de Transbordo, implantada pela CVR Costa do Cacau, que esteve representada no evento pelo diretor comercial Rodrigo Zaché,  onde puderam observar a evolução do equipamento, que funciona como peça chave no processo, pois é a partir dele que o lixo denominado de rejeito, irá para o aterro sanitário legalizado. Seguindo o roteiro, a visita continuou no Centro de Triagem e Econegócios, local onde os catadores estão desenvolvendo suas atividades econômicas, trabalhando os materiais recicláveis.

Em meio a tantas notícias boas, durante o encontro, Rodrigo Zache, do Grupo Marca Ambiental, presenteou Itacaré com uma consultoria sobre o manejo do resíduo orgânico e compostagem. Esta ação foi de maneira especial comemorada por todos os envolvidos no processo; isso porque, os próximos passos do programa eram justamente as possibilidades de se trabalhar esse resíduo, sendo assim, a consultoria e parceria com o Grupo Marca Ambiental será muito importante.