O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Santa Cruz (Consu/Uesc) aprovou por unanimidade a alteração do nome do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas para Pavilhão Evandro Sena Freire.

A proposta foi elaborada na plenária do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), realizada em 31 de maio de 2021, tendo como justificativa a trajetória do professor, falecido no início de 2020, causando grande pesar para toda comunidade acadêmica e regional.

Evandro iniciou sua carreira acadêmica na Uesc em 1996, na área de Matemática; foi vice-diretor e diretor do DCET, sendo co-responsável pela implantação dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física, Matemática e Química, dos bacharelados em Ciência da Computação e Engenharia da Produção, e do Programa de Pós-Graduação em Física.

Apoiou a criação dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química da Uesc, assim como do Mestrado Profissional em Matemática (Profmat). Foi eleito vice-reitor, ao lado da reitora Adélia Pinheiro e, em 2019, assumiu a reitoria, em que permaneceu até o início de 2020.

“É difícil não reconhecer o legado do Professor Evandro Sena Freire para o DCET, para a Uesc e para a região. Portanto, dar ao Pavilhão o nome do professor Evandro se constitui numa justa e merecida homenagem e retribuição à grande contribuição para o desenvolvimento universitário e científico deixada pelo professor e reitor”, frisou o professor Aprígio Bezerra, atual diretor do Departamento.

O presidente do Consu e reitor da Uesc, Alessandro Fernandes, agradeceu aos pares e destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo professor Evandro na Uesc. Lamentou ainda que a comunidade acadêmica não tenha tido a oportunidade para lhe prestar as homenagens póstumas devidas e propôs, para tanto, uma sessão especial do Consu, várias vezes por ele presidido.