O reitor da UESC, professor Alessandro Fernandes e os coordenadores da TV UESC, professores Rodrigo Bomfim e Betânia Vilas Bôas estiveram presentes no VIII Fórum Nacional de Reitores e Dirigentes das Universidades Parceiras do Canal Futura, promovido pelo Canal Futura e Fundação Roberto Marinho no último dia 26 de agosto, no Rio de Janeiro, para discutir a situação da educação superior no país.

O encontro contou com a presença de mais de 60 instituições representadas dentre universidades públicas, privadas e comunitárias de todo o país. Com o tema “Os desafios das universidades nos novos contextos da comunicação e da educação no Brasil”, as instituições parceiras do Canal Futura e da Fundação Roberto Marinho participaram de painéis e debates e buscaram construir pautas em comum para o ensino superior nos próximos anos, em uma abordagem conjunta e colaborativa.

Esta edição do evento marca o retorno às atividades presenciais do canal e faz parte do conjunto de iniciativas que celebram os 25 anos do Canal Futura, a se completar em setembro deste ano. O evento foi realizado na sede da Fundação Roberto Marinho/ Editora Globo, com o objetivo de abrir espaço para reitores e dirigentes debaterem temas como investimentos em educação e ciência; pesquisa e inovação; acesso às universidades e diálogo com a sociedade.

Pela manhã, aconteceram painéis como “O papel da universidade na dinâmica do combate às desigualdades”, Superintendente de Unidades Estratégicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Luanda Moraes. Outro painel importante foi sobre “Quem é o jovem que chega à universidade brasileira”, com o presidente do Conselho Nacional das Juventudes (Conjuve), Marcus Barão. Em seguida, foi aberto um amplo debate com os reitores e dirigentes participantes, a partir do tema “O que deve ser pauta para universidades em 2023?”.

Na parte da tarde, as atividades incluíram conversas com os temas “Luz, Câmera e Educação: novos tempos e movimentos em rede a partir dos 25 anos do Canal Futura” e “A cobertura jornalística em educação: informação e serviço”, seguidas de debate com os representantes das TV Universitárias, Educativas e Comunitárias, parceiras do Futura, sobre formas de encaminhar os desafios das universidades em 2023 e estreitar laços de colaboração e interlocução de conteúdos audiovisuais produzidos.

Este ano, o Canal Futura completa 22 anos de parceria com universidades e TVs educativas, mobilizando hoje uma rede de 83 universidades e TVs de diferentes localidades em todas as regiões do país. A TV UESC é parceria do canal desde 2006, atuando com produção e compartilhamento de conteúdo de suas produções, além de participar todos os anos do projeto Geração Futura, curso de capacitação em produção audiovisual oferecido pelo canal para estudantes de Comunicação Social de todo o país. A participação da UESC em importantes eventos como este mostra a relevância de se buscar uma comunicação democrática e de qualidade para nossa região.