profundanças (2)A Circulação Profundanças – Mulheres em Diálogo chega ao seu quarto e último mês promovendo uma roda de conversa com artistas baianas no YouTube.com/profundancas, dia 10 de agosto, às 20h, e a oficina “Poesia em cena”, com a escritora pernambucana, Odília Nunes, no dia 20 de agosto, de 14h às 17h. Toda a programação é gratuita e visa fortalecer a presença de mulheres no campo das artes.

Pautando o tema central “Mulheres em Profundanças”, a próxima roda de conversa vai trazer as escritoras baianas NegrAnória D’Oxum e Tatiana Dias Gomes, e as fotógrafas Andreza Mona e Brenda Matos. O quarteto irá compartilhar as suas experiências sobre ser mulher e fazer arte. Todas compuseram a antologia Profundanças 3, na qual foram publicados poemas, contos e crônicas, além de ensaios fotográficos.

profundanças (1)

Das quatro artistas convidadas para a quarta roda de conversa, três são negras. Essa participação é importante visto que os espaços hegemônicos de divulgação literária ainda têm uma majoritária presença de escritoras brancas. Para o circuito editorial Profundanças, visibilizar as diferentes autorias de mulheres na cena baiana é algo imprescindível. A ideia da conversa do dia 10 é também destacar os diálogos entre as produções dessas artistas negras que vivem no  interior e na capital.

Para a escritora NegrAnória, participar da antologia Profundanças 3 foi algo inesquecível. “Acho que nem tenho palavras para exprimir o que senti e que ainda me atravessa ao passear no livro virtual. Vou tentar: me senti linda, profunda entre os rios do Dique e os Orixás, nas fotos feitas por meu irmão, Fafá. Também, a dança das nossas imagens e a poética das palavras, tudo assim, profundo: os gestos, os versos, a emoção de arriscar nos ensaios e o gosto de quero mais… A gente se sente assim: um misto mulher-Deusa que vibra, profunda”, lembra. A sua participação na roda de conversa também guarda expectativas. “Estou ansiosa e espero conseguir expressar o que sinto, de dentro para fora, como tento ser, nas correntezas do viver. Também me interessa muito ouvir as outras escritoras, suas poéticas, o modo de tecer o verbo e se fazer ficar”, comenta a artista.

Desde o início da Circulação, a participação virtual e ao vivo do público tem rendido importantes interlocuções na composição dos debates, somando centenas de visualizações nos vídeos. Até o momento, 12 artistas da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte já participaram desta, enriquecendo as discussões e enfocando a literatura e a fotografia como territórios de re-existências.

Oficina Poesia em Cena

Até o momento, mais de 60 mulheres de diferentes lugares do nordeste participaram das oficinas da Circulação Profundanças – Mulheres em Diálogo. Esta é uma atividade que visa renovar o fôlego de quem se expressa por meio da escrita e costuma engavetar as suas criações, promovendo o encorajamento de escritoras inéditas que deixam de lado o sonho de publicar, devido às dificuldades.

Assim aconteceu com uma das participantes da oficina de julho, Josefa Cerqueira. “Tinha muito tempo que não escrevia. Hoje, na oficina, em pouco tempo consegui escrever alguma coisa. Então, esses momentos são importantes para a gente renovar, né?”, pontua. Assim, mais um potente espaço de troca acontecerá na quarta oficina virtual da Circulação, com o tema “Poesia em cena”, no dia 20 de agosto, de 14h às 17h, via Zoom Meets. Desta vez, a facilitação será por conta da pernambucana Odília Nunes, que conta ser uma honra estar à frente de um encontro com este tema, já que o teatro também marca a sua história. “Desejo que seja um encontro bonito, de muita troca, porque poesia é isso, uma troca de quem diz para quem ouve. A ideia da oficina é que pensemos a poesia cotidiana e espero que possamos interagir e encontrar um elo possível de como dizer a poesia para as pessoas que nos escutam. Que eu possa somar na bagagem dos participantes para que encontrem possibilidades infinitas de se dizer poesia”, adianta a facilitadora.

As inscrições para esta atividade são gratuitas e podem ser feitas no site www.profundancas.com. São 30 vagas para estudantes do Ensino Médio (rede pública), estudantes de graduação, educadoras/es, mediadoras/es da leitura, artistas e demais interessadas em aprimorar a expressão por meio da poesia.

Oito anos do circuito editorial Profundanças

Circulação Profundanças – Mulheres em Diálogo celebra oito anos do circuito editorial Profundanças, um projeto literário e fotográfico independente criado na Bahia em 2014, pela pesquisadora e poeta baiana, Daniela Galdino. Em três antologias elaboradas de forma completamente colaborativa, Profundanças já publicou poemas de 51 escritoras, da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo. Este  circuito editorial visa ampliar espaço para escritoras, em especial, as iniciantes, publicando-as e abrindo possibilidades para suas participações no mercado editorial.

Assim, entre maio e agosto, tem acontecido a programação da Circulação composta por quatro rodas de conversa, que mobilizam o público por meio de plataformas virtuais, promovendo diálogos sobre mulher, literatura, resistência e mercado editorial, e a dimensão formativa do projeto, que são as quatro oficinas.

No início de maio foi lançado o site www.profundancas.com, a partir do qual é possível baixar todos os livros gratuitamente, conhecer mais sobre as escritoras de Profundanças e ainda consultar as críticas acadêmicas que abordam a antologia. Também é possível assistir às rodas de conversa dos meses anteriores no canal www.youtube.com/profundancas

O projeto Circulação Profundanças – Mulheres em Diálogo é uma produção da Voo Audiovisual e busca trazer o público para mais perto da proposta do circuito editorial Profundanças. Tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia. Informações sempre atualizadas podem ser acessadas nas redes sociais em @profundancas.

SERVIÇO:

Dia 10 de agosto, às 19h, no Youtube.com/profundancas: Roda de Conversa “Mulheres em Profundanças”, pautando a resistência de mulheres no campo das artes.

Dia 20 de agosto, às 14h, no Zoom: Oficina gratuita “Poesia em cena”, com a pernambucana, Odília Nunes.

Produção: Voo Audiovisual.

Apoio financeiro: Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

Mais informações: www.profundancas.com e em @profundancas.