etaToda a fiação que faz a ligação com das bombas da Estação Elevatória de Esgoto (ETE -5), da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), na Avenida Amélia Amado, próximo a Ponte Góes Calmon de acesso ao Bairro Conceição, foi furtada na madrugada desta terça-feira, dia 9. Funcionários e técnicos da concessionária de água e esgotos foram surpreendidos com o furto dos cabos quando chegaram para trabalhar.

De acordo com o gerente de Saneamento da Emasa, Tauan Sampaio, o funcionamento da ETE 5 não foi comprometido, pois todas as estações possuem desvio de operação em caso de interrupção no trabalho de bombeamento de esgoto.

“Todas estações possuem um desvio de direção antes da entrada em caso de interrupção repentina. Há bypass para a estação mais próxima. Com isso, o trabalho de bombeamento de esgoto para a lagoa de decantação do São Judas Tadeu ocorre normalmente, sem prejuízos para a população”, explica o gerente de saneamento.

Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia de Furtos e Roubos da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil (Coorpin) e a ROMU, da Guarda Civil Municipal, está realizando diligência para localizar os autores do furto e os receptadores de fios de cobre. A Emasa está realizando levantamento de custos para a implantação de segurança eletrônica em todas as estações elevatórias de água e esgoto, para inibir esse tipo de ação.