A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, divulgou calendário de vacinação de Itabuna nesta semana.

Para a vacinação contra o Covid-19 de adultos e idosos nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, a vacinação da primeira, segunda e terceira dose será aplicada na terça e quinta-feira, dia 11, das 8 as 11 e das 13 às 16 horas. As unidades funcionam até às 16h, mas as ampolas são abertas até às 15h a fim de evitar desperdício de doses.

Adultos de 18 a 39 anos sem imunossupressão e/ou comorbidades são imunizados com a primeira ou segunda ou terceira dose (Oxford, Pfizer e Coronavac). Adultos a partir de 40 anos sem imunossupressão já podem receber a quarta dose que, assim como a terceira dose, segue o princípio da intercambialidade (vacinas diferentes da D1 e D2). Já os adultos a partir de 18 anos com imunossupressão poderão ser imunizados da primeira à quarta dose contra o Covid-19 (Oxford, Pfizer e Coronavac).

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Nesta semana, a partir desta segunda-feira, dia 8, inicia-se em todo o Brasil a Campanha Nacional de Multivacinação Infantil em paralelo à imunização contra o Covid-19, Influenza e Poliomielite. As imunizações acontecem na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira nas UBS e USF das 8 as 11 e das 13 às 16h.

MULTIVACINAÇÃO

A Campanha de Multivacinação, que visa imunizar crianças e adolescentes com todas as vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI) para crianças, a partir do nascimento a adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).
Serão ofertadas todas as vacinas para este público, que poderá ser imunizado com as vacinas que faltam para completar seu esquema vacinal da Caderneta de Vacina, após avaliação do enfermeiro (a) da unidade.

VACINAÇÃO POLIOMIELITE

Também na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, em paralelo à Multivacinação, acontece a vacinação contra a Poliomielite. O público alvo são crianças de maiores de 1 ano e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

VACINAÇÃO COVID-19

Nesta semana também prossegue a vacinação contra o Covid-19 de primeira ou segunda dose para crianças de 3 a 11 anos. Na segunda, quarta e sexta-feira, dia 12, acompanhando o cronograma da Multivacinação nas Unidades Básicas e de Saúde da Família das 8 as 11 e das 13 às 16h.

MENINGITE C

Também prossegue a vacinação contra a meningite C esta semana na segunda, quarta e sexta-feira, .O público, crianças de 1 ano de idade a 19 anos, 11 meses e 29 dias não vacinadas com meningo C.
A documentação necessária para vacinação da criança e adolescente é o RG ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão do SUS e cartão de vacina da criança/adolescente que deve estar acompanhado do seu responsável.

AÇÃO REDE DE FRIO PARA REPESCAGEM DOS TRABALHADORES DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO

Nesta semana, acontecerá ação especial noturna da Rede de Frio para imunização contra o Covid-19, Influenza e Meningite destinada aos trabalhadores de saúde do município. E também, repescagem contra o Covid-19 e influenza aos trabalhadores da educação.

A vacinação será na quinta-feira, dia 11, no pátio da Rede de Frio na UBS José Maria de Magalhães Neto, Centro (em anexo ao antigo SESP) das 16 às 20h. Serão aplicadas as primeiras, segundas, terceiras e quartas doses contra o covid-19 da Coronavac, Oxford e Pfizer mediante avaliação do esquema vacinal do profissional.

E ainda, haverá também a repescagem para os profissionais da educação com a imunização da primeira à quarta dose contra o Covid-19 e imunização da gripe.

Além disso, haverá também, vacinação da meningite Meningocócica C e Influenza. A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS, comprovante de residência, cartão de vacina e comprovação do vínculo empregatício.

REPESCAGEM PARA ADULTOS CONTRA O COVID-19

Na terça-feira, dia 9, haverá vacinação especial noturna contra o Covid-19 das 16 às 20h na Rede de Frio (em anexo ao antigo SESP). A imunização será para primeira, segunda, terceira, e quarta dose para maiores de 40 anos. A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina.