uesc drone (1)O curso de Agronomia da Universidade Estadual de Santa Cruz recebeu um Vant eBee Plus e mais 25 licenças do Software PX4D sorteados pela empresa Santiago & Cintra GeoTecnologias (Geotec). A Uesc foi contemplada durante a 9ª edição do MundoGEO Connect, realizada em 2019, da qual participou o professor da Universidade, Dr. Niel Nascimento Teixeira. Ao todo são R$ 850 mil em equipamentos, entre o drone e as licenças dos softwares para processamento dos dados.

 

uesc drone (2)O equipamento foi entregue na quarta-feira, 20 de julho, pelo engenheiro Marcelo Almeida, diretor comercial da Geotec, durante reunião com o reitor Alessandro Fernandes, o vice-reitor Maurício Moreau e o professor Niel Teixeira.

 

“A nossa Universidade agradece a competência e disponibilidade do professor Niel”, afirmou o reitor. “O equipamento vai atender diretamente aos discentes e aos docentes dos cursos de graduação e pós, tendo sempre como foco o aperfeiçoamento e a formação de recursos humanos de qualidade. Ficam aqui os agradecimentos da nossa instituição à Geotec”, declarou Alessandro Fernandes.

 

O professor Niel, cadastrado no CNPq na modalidade de Projeto de Cooperação Instituição de Pesquisa e Empresa, coordenou e conduziu uma pesquisa cujo objetivo era testar e validar a mais recente Técnica de Posicionamento por Satélites Artificiais GNSS, denominada de PPP-RTK, para fins de georreferenciamento de imóveis rurais no Brasil.

Para consecução desta pesquisa, a Empresa Santiago & Cintra GeoTecnologias forneceu toda a infraestrutura como receptores GNSS geodésicos; softwares de pós-processamento GNSS; sinal de correção via satélite geoestacionário etc. para sua realização.

 

Foram realizados levantamentos GNSS em todos os estados brasileiros a fim de avaliar o desempenho em precisão desta técnica de posicionamento a nível nacional. Os resultados finais em exatidão alcançados foram em torno de 2,5 cm, o que demonstra a total viabilidade de utilização desta Técnica de Posicionamento GNSS para levantamentos precisos em georreferenciamento de imóveis rurais, topografia e cartografia.

 

De acordo com o pesquisador, a técnica de posicionamento GNSS PPP-RTK, além da elevada acurácia, possibilita o posicionamento em tempo real, no Sistema de Referência oficial do país (SIRGAS2000), com a utilização de apenas um receptor GNSS. A integração das possibilidades representa diminuição de custos e aumento da produtividade para as empresas e profissionais de Geotecnologias, que podem utilizar satisfatoriamente esta técnica de posicionamento em mineração, construção civil, rodovias e ferrovias, georreferenciamento de imóveis rurais, entre outras aplicações.

 

Drone (Vant eBee Plus) – O eBee Plus é uma inovadora solução da SenseFly, fácil e intuitiva, que permite alta flexibilidade em campo.  Possui características única tais como: alta capacidade de cobertura de área, utilização da câmera SODA (Sensor Optimized for Drone Application – Sensor Otimizado para Aplicação de Drones) e possibilidade de upgrade PPK e RTK, em que o usuário pode realizar trabalhos obtendo dados georreferenciados, com alta precisão, sem o uso de pontos de apoio. Equipamento muito leve (aprox. 1 quilo, com bateria), possui inteligência artificial para realizar a decolagem, o voo e a aterrissagem automaticamente, sem a necessidade de equipamentos externos como catapultas ou paraquedas. Durante o voo, as imagens são capturadas de forma a garantir a sobreposição necessária à cobertura da área desejada.

 

Pix4D Mapper – O Pix4Dmapper é um software de processamento de imagens que permite a visualização e a mensuração de áreas mapeadas através de mosaicos de ortofotos altamente precisos, modelos digitais de elevação e nuvens de pontos com apenas alguns cliques e com um fluxo de trabalho totalmente automático. Foram disponibilizadas para a Uesc, 25 licenças do programa.