anickQuarenta e sete empresas fornecedoras de produtos e serviços industriais foram certificadas pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia) e pela empresa do setor de mineração, Atlantic Nickel, na cerimônia de certificação do Programa Alcançar, realizada nesta quarta-feira (20.07), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Ipiaú.

 

Localizadas nos municípios de Itagibá, Ipiaú, Jequié, Ubatã e Barra do Rocha, essas empresas participaram do Programa Alcançar, uma parceria firmada entre o IEL Bahia e a Atlantic Nickel, para qualificar fornecedores, com o objetivo aprimorar as competências das empresas participantes, ampliando a competitividade.

 

Uma das empresas certificadas foi a delicatessen Pão de Mel. Há 20 anos no mercado, atuando no segmento de alimentos, a empresária Kennya Putumuju avalia que o processo de aprendizado foi grande. “Às vezes, quando a gente tem muito tempo de mercado, acha que a empresa não tem muitos pontos para aprimorar. Essa mentoria tirou a venda dos nossos olhos, trouxe um olhar mais cuidadoso para diversas áreas do negócio e nos deu uma visão de gestão diferenciada”, conta.

 

Agora, os gestores estão realizando o planejamento estratégico do negócio e colocando em prática, aos poucos, ações para melhoria dos processos, que vão desde a realização de reuniões com mais frequência, até o gerenciamento de riscos no ambiente de trabalho. “O programa me trouxe muitos estímulos e já estamos com alguns projetos com foco no crescimento da empresa”, pontua Kennya Putumuju.

Quem também tem boas expectativas é o empresário Silas Feitosa, da Oficina de Baé, que presta serviços de usinagem e metalurgia. Depois de alguns anos fora do Brasil ele retornou ao país para assumir a gestão da empresa da família e sentia que precisava atualizar seus conhecimentos na área de gestão. “O programa abrangeu todas as áreas de gestão da empresa, como marketing, atendimento ao cliente, saúde e segurança e nos deu todas as ferramentas que precisamos para tocar o negócio com sucesso”, ressalta.

 

Para ele, as capacitações na área de gestão financeira foram fundamentais. “Percebi que estávamos precisando de atualização nesta área, especialmente em relação à composição de preço do serviço. Se continuasse do jeito que estava, poderíamos ter dificuldade no futuro”, explica. Outra ação importante que o gestor já conseguiu colocar em prática foi a implantação de um sistema de informática para a gestão financeira e administrativa na empresa.

 

As empresas participantes do Programa Alcançar foram qualificadas em áreas como gestão financeira, comercial, estratégica, gestão de pessoas e saúde segurança. “Além de promover o aumento da competitividade das empresas locais, essa iniciativa contribui diretamente para o desenvolvimento econômico e social da região onde a Atlantic Nickel está localizada”, destaca a gerente de Negócios do IEL, Fernanda Moreira.

 

O Instituto Euvaldo Lodi tem mais de 15 anos de experiência na área. Desde 2005 a instituição realiza o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), que tem como objetivo fortalecer o encadeamento produtivo na Bahia.