cacauA grande final do Desafio Tecnológico, promovido pelo Sebrae e Sistema Faeb/Senar será realizado na próxima sexta-feira (22), a partir das 13h, no Festival do Chocolat, no Centro de Convenções, em Ilhéus. O desafio tem como objetivo buscar soluções tecnológicas que atendam aos requisitos básicos para o Inventário Florestal no Manejo Sustentável da Cabruca. Passando pelo processo de desenvolvimento, validação e aplicação prática em áreas de cabruca, mas visando que a proposta possua potencial para utilização em outros setores.

Os finalistas são Sucupira Agroflorestas – Courageous Land – BA, que apresentou um projeto que denominada Sistema Integrado de Inventário em Cabruca (SIIC), visa tornar o inventário florestal mais ágil, menos custoso, mais eficiente e abrangente, fornecendo subsídios não apenas ao mapeamento e à caracterização do sistema produtivo, mas também ao seu manejo, sua diversificação produtiva e sua continuidade.

A Treevia – SP apresentou a proposta que visa integrar por meio do sistema SmartForest diferentes stakeholders. A solução objetiva maior eficiência dos processos, redução no custo operacional, aumento da produtividade, maior otimização do manejo florestal e assim, consequentemente, maior rentabilidade para o produtor e toda a cadeia produtiva.

A Busca Terra – SP propõe-se um aplicativo que capta e sincroniza dados em campo com armazenamento de informações das árvores nativas feito por um especialista, armazena as coordenadas, arquiva fotos, vídeos e outros dados ambientais como luminosidade e temperatura. Ao encontrar sinal de internet, todos os dados coletados no app serão sincronizados a um software, otimizando tempo e reduzindo custos operacionais.

O programa vai beneficiar o ganhador com viagem para capacitação, conexão e entendimento dos desafios a serem enfrentados; viagem para teste prático da solução com passagem e hospedagem, mentorias e acesso aos produtores, cursos específicos e um aporte de até R$ 100 mil para o desenvolvimento da solução tecnológica.