profund (2)A programação do terceiro mês da Circulação Profundanças promove mais uma roda de conversa com escritoras do livro Profundanças 3 e uma oficina gratuita de poesia preta, com a soteropolitana Vânia Melo.

A Circulação Profundanças – Mulheres em Diálogo segue impactando as reflexões sobre a literatura produzida por mulheres, em especial, nordestinas. Neste mês, a programação vai reunir artistas da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, na quarta-feira, dia 13 de julho, às 19h, em uma potente roda de conversa no canal YouTube.com/profundancas. Já no dia 23, acontece a oficina gratuita “Poesia com mãos pretas”, com a soteropolitana Vânia Melo.

Pautando o tema central “Mulheres em Profundanças”, a próxima roda de conversa vai trazer as escritoras Odília Nunes (PE), cynthia cy barra (BA), Bárbara Uila (BA) e Géssika Santos (RN), que contribuirão com suas experiências sobre ser mulher e fazer arte, a partir de seus diferentes territórios.


profund (1)Participantes de Profundanças 3, as escritoras encontrarão nesta terceira circulação um espaço para compartilhar as suas experiências, uma vez que todo o trabalho de curadoria dos textos e de produção dos ensaios fotográficos foi realizado de forma remota. “Para mim, é uma honra sem tamanho fazer parte de Profundanças, estar ao lado de mulheres tão potentes, incríveis e que têm trabalhado com a poesia. Isso me traz uma coragem extra para seguir. Agora, vamos ter a roda de conversas e me sinto ansiosa e grata por, mais uma, vez partilhar poesia e vida. Sigamos juntas”, comenta a escritora potiguar Géssyka Santos.

Para a itabunense cynthia cy barra, uma das 22 escritoras que publicaram em Profundanças 3, escrever transcende a própria palavra e é com esta percepção que ela participa da programação desta quarta. “Para mim, a poesia é uma forma de respirar e de me manter em movimento, é uma espécie de dança. Esse lugar do encontro tem a ver com as afinidades e com aquilo que há em cada uma de nós de muito singular. Então, festejar esse movimento do encontro entre subjetividades, vidas, modos de ocupação do mundo, a partir dos nossos lugares únicos, eu acho uma alegria imensa”, comenta a escritora cynthia cy barra.

A participação virtual e ao vivo do público tem rendido importantes interlocuções na composição dos debates.Para receber certificado de participação na roda, é necessário realizar a inscrição gratuita pelo link https://abrir.link/7fqwE

A oficina deste mês será ministrada pela escritora baiana Vânia Melo, que também foi publicada na terceira edição do livro, e que já marcou presença na primeira roda de conversa da Circulação. “Para mim, Profundanças é mais que um projeto, é um espaço artístico e político que privilegia a presença da mulher, nossa fala, nossa história, nossa força”, comenta.

Na oficina, ela irá destacar o espaço enunciativo de mulheres pretas e suas transgressões poéticas, destacando as escritoras participantes das antologias Profundanças 1, 2 e 3. A partir da leitura compartilhada de poemas das autoras Miriam Alves, Odailta Alves, NegrAnória d’Oxum, Valquíria Lima, Rita Santana, Tatiana Dias Gomes, Tereza Sá, Yasmin Morais serão abordados temas como ancestralidade africana, memória, antirracismo, resistência cultural, contrapontos críticos à invisibilização de escritoras pretas. São 40 vagas voltadas para estudantes, educadoras/es, mediadoras/es da leitura e artistas. Para participar, é necessário realizar inscrição gratuita no site de Profundanças.

Sobre Profundanças

A Circulação Profundanças – Mulheres em Diálogo celebra oito anos do circuito editorial Profundanças, um projeto literário e fotográfico independente criado na Bahia em 2014, pela pesquisadora e poeta baiana, Daniela Galdino. Em três antologias elaboradas de forma completamente colaborativa, Profundanças já publicou poemas, contos e crônicas de 51 escritoras, da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo. Este circuito editorial visa ampliar espaço para escritoras, em especial, as iniciantes, publicando-as e abrindo possibilidades para suas participações no mercado editorial.
Assim, entre maio e agosto, tem acontecido a programação da Circulação composta por quatro rodas de conversa, que mobilizam o público por meio de plataformas virtuais, promovendo diálogos sobre mulher, literatura, resistência e mercado editorial, e a dimensão formativa do projeto, que são as quatro oficinas.

No início de maio foi lançado o site www.profundancas.com, a partir do qual é possível baixar todos os livros gratuitamente, conhecer mais sobre as escritoras de Profundanças e ainda consultar as críticas acadêmicas que abordam a antologia.
O projeto Circulação Profundanças – Mulheres em Diálogo é uma produção da Voo Audiovisual e busca trazer o público para mais perto da proposta do circuito editorial Profundanças. Tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia. Informações sempre atualizadas podem ser acessadas nas redes sociais em @profundancas.
*SERVIÇO:*
Dia 13 de julho, às 19h, no Youtube.com/profundancas: Roda de Conversa “Mulheres em Profundanças”, pautando a resistência de mulheres no campo das artes.

Dia 23 de julho, às 14h, no Zoom: Oficina gratuita “Poesia com mãos pretas”, com a soteropolitana, Vânia Melo. Necessário realizar inscrição pelo site do projeto.

Produção: Voo Audiovisual.

Apoio financeiro: Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

Mais informações: www.profundancas.com.