ios

Ilhéus mais uma vez é destaque em nível nacional. Sob a gestão do prefeito Mário Alexandre, o município figura entre os 15 municípios brasileiros de médio porte com melhores indicadores econômicos, segundo Anuário ‘As Melhores Cidades do Brasil 2022’. O levantamento publicado pela Revista IstoÉ tem como base a pesquisa desenvolvida pela agência Austing Rating, em parceria com a Editora Três.

A cidade ocupa a 13ª colocação no ranking de indicadores econômicos voltados aos investimentos e à criação de postos de trabalho com carteira assinada. Mesmo com a pandemia, o município manteve a linha de crescimento, registrando de 2020 até os primeiros dois meses deste ano saldo positivo de 1.667 vagas com carteira assinada, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Somado ao aumento expressivo de contratações formais, a Prefeitura apurou que aproximadamente 700 novas empresas foram constituídas e registradas na Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb). O destaque ficou para o comércio, setor de serviços e a construção civil. A cidade também aparece na 49ª posição nos indicadores fiscais, no que se refere à capacidade de arrecadação tributária.

Mário Alexandre pontuou que as leis de incentivo fiscal à atividade industrial, tecnológica, científica e turística também são responsáveis pelo boom experimentado nos últimos anos. O desenvolvimento reflete ainda na confiança dos empresários, que reconhecem os avanços em diversas pastas, especialmente nas áreas de infraestrutura, educação, social e saúde.

A pesquisa considera dados públicos de 5.565 municípios brasileiros e tem como finalidade classificar e mapear o nível de desenvolvimento das cidades, nos indicadores Sociais, Fiscais, Econômicos e Digitais. O anuário apresenta um panorama real dos municípios brasileiros nos pilares ligados diretamente às políticas públicas, bem como reconhece as gestões mais bem-sucedidas no país.

Para Mário Alexandre, a publicação demostra o comprometimento do trabalho desenvolvido há pouco menos de seis anos à frente do Executivo municipal, além de ratificar a importância socioeconômica que a cidade possui na região sul da Bahia.

“Esse reconhecimento de uma das revistas mais respeitadas do país é motivo de orgulho e satisfação. Isso mostra que o nosso planejamento tem dado bons frutos. Trabalhamos diuturnamente para melhorar a qualidade de vida do nosso povo e vamos continuar crescendo, atraindo investimentos, gerando emprego e renda para tornar Ilhéus um lugar melhor para viver e ser feliz”, comemorou o prefeito.

O gestor atribui os resultados positivos à parceria firmada com o Governo do Estado, responsável por executar projetos em diversas áreas, com enfoque na saúde, infraestrutura e educação. Somente entre 2017 e o primeiro semestre de 2022, a cidade recebeu investimentos que ultrapassam a ordem dos R$ 300 milhões.

A publicação da Revista IstoÉ revela a criatividade e a boa gestão dos prefeitos, que mesmo com os impactos da pandemia e a falta de recursos federais conseguem colocar os municípios em posição de destaque.

“O nosso maior objetivo é transformar a nossa cidade através do trabalho. Com o apoio do nosso governador Rui, de toda a equipe do Estado, dos nossos senadores e deputados, nós conseguimos colocar em prática um projeto de gestão pautado no desenvolvimento social, econômico, mas acima de tudo, um projeto que devolve a dignidade à nossa gente. Estamos no caminho certo”, acrescentou Mário Alexandre.