hanna thame fisioterapia animal
universidade lasalle livros do thame

Exposição Bicentenário da América

BICENTENÁRIO DA AMÉRICA – Um grande projeto idealizado e organizado por JAIME VALARDO CHAVÉZ, que tem por objetivo celebrar o bicentenário de cada país da América através da Arte. Tem como  finalidade,  viajar pelos continentes apresentando a  celebração de artistas patriotas através de sua arte.Criado em 2021 já em sua primeira edição contou com mais de 500 artistas  envolvidos de diversos países como  Peru, Honduras, Brasil, África, Estados Unidos e Europa, todos reunidos nessa importante manifestação artística.

Nos dias 24 a 28 de Julho estará acontecendo a Mostra de arte Bicentenário da América em Peru, seguindo para o Brasil na cidade de Brasilia/DF em Setembro celebrando os 200 anos de independência.

Um projeto ousado e de grande valor cultural e artístico. Todos artistas estão convidados a participar entrando em contato com os coordenadores que fazem parte da equipe do Brasil. Logo abaixo estarei colocando o contato de cada um.

bic 1

bic 2

APARECIDA FELIPE, artista plástica de Goiânia-Go vestiu a camisa do projeto se tornando embaixadora e uma das coordenadoras. Representante do estado de Goiás.

contato: www.instagram.com/orkideatulipa

“Assim que vi a convocatória do ano de 2021, logo me senti apaixonada pelo evento, sentimentos de força,  amor à arte.

Percebi que o artista Jaime Valardo Chávez, era um artista ungido, agraciado por Deus.

E logo verifiquei as possibilidades de participar em Honduras.

Entrei em contato e fui muito bem recebida, isso impulsionou ainda mais o desejo de participar.  E foi emocionante quando vi a apresentação das obras de arte do BRASIL e logo identifiquei minha obra e a de amigas do Brasil.”

bic 3

MARIA VIEIRA, artista plástica, produtora cultural e Coach, professora, da cidade de Sorocaba-SP, também está no projeto como embaixadora e coordenadora. Representante do estado de São Paulo.

contato: www.instagram.com/m.vieira2

“Ser uma das coordenadoras do evento do Bicentenário da Independência do Brasil, representando a questão artística e cultural, me deixa muito honrada e feliz. Este é um evento importantíssimo que percorrerá com exposição itinerante por todos os países das 3 Américas.

 Em junho será a vez do Peru comemorar o seu Bicentenário e em setembro o evento será no Brasil, na cidade de Brasília. Os artistas estão sendo convidados criteriosamente, por cada coordenador a fazer parte deste evento. Será um evento marcante para ficar na história cultural do Brasil.

Quero agradecer ao Jaime Valardo Chávez, artista e criador deste projeto, pela confiança e a Aparecida Felipe por ser ponte e buscar a união entre nós. Agradeço ainda a todos os coordenadores, somos um time que busca inspiração, aprendizado e crescimento com a intenção de fortalecer a cultura de cada país num intercâmbio artístico.”

bic 4

SELMA VIECHNIESKI, artista plástica, professora, historiadora, pedagoga, outro importante nome que compõem esse time de artistas brasileiros coordenadores e embaixadores do projeto. Mora em Pato Branco, Paraná, Brasil. Representante do estado do Paraná.

contato: www.instagram.com/selmaviechnieski

“Celebrar o BICENTENÁRIO DA AMÉRICA, bicentenário da independência de nosso país, de nosso continente, é um privilégio e também um compromisso com a história, considerando o que já foi construído e o que precisamos construir no sentido do que realmente significa a INDEPENDÊNCIA.

Temos fragilidades em todos os sentidos, mas também temos muito para nos orgulhar, muito o que mostrar, e poder fazer isto através da arte, é muito especial.

Me sinto honrada, como historiadora e artista, em fazer parte do grupo de coordenadores do evento no Brasil. Da mesma forma como foi representar o Brasil em Honduras na edição de 2021.”

bic 5

JÚ COSTA, artista plástica de Santa Catarina, presidente da CONJAP, passista Copa Lord,  Embaixadora e Coordenadora do Bicentenário da América. Representante do estado de Santa Catarina

Contato: www.instagram.com/jucostatelier

“Ano passado,  durante a pandemia recebi o convite do Curador do evento, o Artista Hondurenho, Jaime Vallardo Chávez, para participar da Exposição Intercultural  Artística do Bicentenário da América.

O evento de  Arte reuniu as três Américas, com mais de 500 artistas celebrando o Bicentenário da América em Exposição Virtual e Presencial.

No primeiro ano os países anfitriões foram o Perú e Honduras e neste ano (2022), os anfitriões serão Perú e Brasil.

Incentivar e reconhecer a arte local é o que existe de mais valoroso para o artista, por mais que seja humilde sua trajetória.

Não é apenas uma realização pessoal, mas também a história fomentada através do tempo, sendo difundida em nosso País e fora Dele!

Estou Feliz, orgulhosa e muito honrada!”

Jú Costa

bic 6

TONINHO DE SOUZA, artista plástico, pintor, escultor, muralista, desenhista, fotógrafo, cenógrafo, poeta, escritor, curador, produtor cultural e administrador. Morador de Sobradinho/DF
Representante do DF

Contato: www.instagram.com/toninho.desouza

“ Amigos coordenadores do Bicentenário é muito honroso participar a nível nacional e internacional em um evento que participe no ano passado no Peru e Honduras sob a criação fantástica do nosso Coordenador Geral e criador  Jaime Valardo que está nesta empreitada cultural no Brasil que em setembro completará 200 anos de Independência…

 Arte é o alimento da alma… o verdadeiro artista estará conosco neste projeto de doação cultural para o mundo…”

Toninho de Souza

bic 7

Esse é o time dos Coordenadores Brasileiros que você artista  que desejar participar desse projeto poderá entrar em contato com um deles e fazer sua inscrição sem nenhum custo, apenas seguir as orientações constantes no edital que receberá .

bic 8

bic 9

Faça como FAUSTO RODRIGUES, artista Plastico de Americana/SP que vestiu a camisa do projeto e se tornou um representante do Brasil neste BICENTENÁRIO DA AMÉRICA!

“A Chamada Artística Intercultural para o Bicentenário da América, é uma Museu Cruzado e Itinerante, e nesta ocasião temos a oportunidade de , através  da Arte mostrar um pouco do sentimento adquirido através  das narrativas ouvidas nos banco escolares e que agora no ano  em que  o Brasil que comemora 200 anos podemos celebrar. Tomando dois países anfitriões, Peru e Brasil. As cores são as da pátria, as cenas remetem a luta, guerras, dor, povo que não desiste e não foge a luta.Um povo que crê e recomeça sempre e faz o recomeço sempre  e acredita que pode mudar.”

Fausto Rodrigues

bic 10

Vamos juntos…Torne sua arte reconhecida entre as nações!

Representante do estado de Minas Gerais
luciane arte
Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

2 Responses to “Exposição Bicentenário da América”

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
maio 2022
D S T Q Q S S
« abr   jun »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031