manoelnovaesOs vírus estão tirando o sono dos pais e lotando o Hospital Materno-infantil Manoel Novaes, em Itabuna, neste mês de maio. A maior procura é por um leito para internação de pacientes acometidos pelas doenças respiratórias, principalmente o Vírus Sincicial (infecção dos brônquios), que ataca crianças de até dois anos de idade, conforme explica a diretora técnica do HMN, a médica pediátrica Fabiane Chávez.

A médica observa que a maior quantidade de atendimentos a pacientes com sintomas do Vírus Sincicial ocorre no período de março a agosto, mas neste ano, o número de casos tem sido superior aos de anos anteriores. “Hoje, quinta-feira (19), por exemplo, das quatro crianças que esperam por uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), três sofrem com o Vírus Sincicial. Mas a falta de vagas não ocorre somente na nossa unidade, mas em todo o estado da Bahia”.

Segundo a diretora técnica, a situação fica mais crítica porque o Hospital Manoel Novaes não atende apenas moradores de Itabuna e municípios circunvizinhos, mas também pacientes do extremo-sul, baixo sul e até sudoeste da Bahia. Além disso, a unidade recebe pacientes graves com diferentes tipos de doenças, não apenas vítimas de doenças respiratórias. “A criança acometida pelo vírus sincicial tem de ficar isoladas das demais para evitar a transmissão”, esclarece.

DISPNEIA E FEBRE

Os principais sintomas da doença são febre e dispneia, que é a dificuldade de respirar. O paciente demora um pouco de apresentar melhoras no quadro de saúde porque o ciclo do vírus dura de 7 a 10 dias, mas a respiração acelerada pode ocorrer por até três meses. “É bom que se diga que não existe um remédio específico para livrar, de imediato, o paciente do vírus. Por isso, vamos tratando os sintomas. Esse tratamento basicamente consiste em hidratação e medidas de suporte, com oxigênio. Não podemos medicar esses pacientes com antibióticos”, detalha.

Fabiane Chávez alerta que, no caso de prematuros, a situação é ainda mais preocupante porque não se deve colocar um paciente acometido com bronquiolite no mesmo espaço dos demais internados na UTI Neonatal. “A bronquiolite é letal para os prematuros e os cardiopatas. Por isso, precisamos providenciar um leito de isolamento para esse tipo de paciente”.

A médica explica que o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é uma das principais causas de infecções das vias respiratórias e pulmões em recém-nascidos e crianças pequenas. Além do Vírus Sincicial, a bronquiolite pode ser causada pela Influenza ou adenovírus. O vírus respiratório é transmitido da criança infectada para outra pelas secreções do nariz ou da boca.

Segundo especialistas, o contágio do Sincicial ocorre com mais facilidade nos primeiros dias de infecção. A incubação do vírus ocorre de 2 a 8 dias. A maior quantidade de casos ocorre no período de inverno e no início da primavera.

A médica pediátrica Fabiane Chávez destaca que a maioria das crianças acometidas pelo Vírus Sincicial apresenta sintomas respiratórios leves ou moderados. “Tanto é que temos várias crianças se recuperando em apartamentos e enfermarias, sem necessidade de internação em leito de UTI, mas temos observado um aumento no número de pedido de vagas para internação”, finaliza.