animais bamin (2)A população de Ilhéus agora possui mais um canal de comunicação direta para informar a presença de animais marinhos encalhados, e que precisem de atendimento médico-veterinário. No número (73) 9-9977-3948, o público poderá avisar, via ligação ou mensagem no Whatsapp, sobre a presença de golfinhos, baleias, tartarugas ou aves marinhas, vivos ou mortos, na faixa de praia. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de supervisão do litoral de Ilhéus, realizado pela BAMIN.

animais bamin (1)Caroline Azevedo, Gerente Geral de Meio Ambiente e Relacionamento com Comunidades do Porto Sul, comenta que o projeto “Baleias na Serra” monitora o município litorâneo de Ilhéus, ao longo de 36 quilômetros de extensão, contemplando todo o litoral norte até as proximidades do Aeroporto Jorge Amado (IOS). “Os ninhos de tartarugas marinhas também são acompanhados e preservados na região”, completa.

Ananda Silva, coordenadora de meio ambiente do Porto Sul, explica que, na observação dessa faixa litorânea de Ilhéus, os monitores locais utilizam quadriciclos e bicicletas. “Todas as pessoas das equipes foram treinadas especialmente para localizar animais encalhados e identificar ninhos de tartarugas marinhas. Além disso, uma equipe de médicos veterinários permanece mobilizada para qualquer emergência”, completa.

A execução das ações é do Parque Científico e Tecnológico Sul da Bahia (PCTSul). O “Baleias na Serra” integra o Subprograma de Monitoramento de Cetáceos (baleias, golfinhos, etc.) e Quelônios (tartarugas marinhas). Também vale destacar que equipes do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) estão no território de Ilhéus, implantando um centro de estabilização para recepcionar os animais resgatados nesta iniciativa e que necessitem também de maiores cuidados.

animais bamin (3)ENCONTRO DE PREPARAÇÃO – Antes do início do monitoramento, a equipe BAMIN reuniu-se com as pessoas envolvidas nas atividades desenvolvidas no território da linha de praia. No encontro, as ações já realizadas pelo “Baleias na Serra” foram apresentadas para as instituições presentes, também estabelecendo mais canais livres de comunicação direta e coletiva, otimizando esforços em prol da conservação da fauna marinha e de educação ambiental.

A reunião contou com a participação da Coordenação de Meio Ambiente do Porto Sul, Grupo de Amigos da Praia (GAP), Projeto Baleia Jubarte, Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), Companha das Docas do Estado da Bahia (CODEBA), Superintendência de Meio Ambiente do município de Ilhéus, além de professores das áreas afins ao projeto e toda equipe Projeto “Baleias na Serra”.

 

SOBRE A BAMIN

A BAMIN investe continuamente em seus negócios no Brasil, que incluem a Mina Pedra de Ferro, na região de Caetité, o Porto Sul, em Ilhéus, e agora com o trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste Leste – FIOL. A empresa faz parte do Eurasian Resources Group (ERG), líder em mineração, metais e logística. O ERG é também o maior operador de transportes da Ásia Central, com ampla experiência em ferrovias.