Cinco veículos e 10 servidores iniciam hoje, dia 13, em Itabuna, as ações de controle químico espacial ao Aedes aegypti – transmissor das arboviroses dengue, chikungunya e zika – com o emprego de inseticida Ultra Baixo Volume (UBV). Os veículos vão circular nas ruas e avenidas dos bairros entre 17 e 21 horas.
O trabalho dos profissionais e da frota visa intensificar o combate ao mosquito, atendendo à solicitação da Secretaria Municipal de Saúde à Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB).

combate d (1)
Os populares “carros fumacê”, começam a borrifação pelo Califórnia, Maria Pinheiro e Emmanoel Leão mais 11 bairros e o centro de Itabuna, com prioridade para os locais que apresentam elevado Índice de Infestação Predial (IIP), acima do tolerável pelo Ministério da Saúde.

Até o próximo dia 28, serão realizados três ciclos de pulverização nestas localidades a cada cinco dias. Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Maristella Antunes, as ações de controle químico espacial com os “carros fumacê” chegam para intensificar ainda mais o Plano Estratégico que a Prefeitura de Itabuna vem desenvolvendo para conter o avanço do surto epidêmico registrado nos últimos meses no município.

Ela destaca que, em paralelo à pulverização feita com frota de cinco veículos da SESAB, prosseguem os mutirões envolvendo as secretarias municipais de Saúde, de Segurança e Ordem Pública, de Infraestrutura Urbana, por meio da Superintendência de Serviços Públicos, e a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) em todos os bairros da cidade.

“As ações emergenciais de limpeza e retirada de entulhos de quintais e terrenos para eliminação de possíveis focos do mosquito, bem como a aplicação de larvicidas, pulverização costal e ações educativas continuarão até que o município possa manter o controle efetivo da epidemia, reduzindo o Índice de Infestação Predial e as notificações e confirmações de casos de dengue, chikungunya e zika”, afirma Maristella Antunes.

O emprego de inseticida Ultra Baixo Volume (UBV) também será executado nos bairros Novo Horizonte, Santo Antônio e Pontalzinho, os três primeiros a receber a visita da força-tarefa do Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti. Ainda, no Santo Antônio, Mangabinha, São Caetano, Fátima, Vila Anália e Novo São Caetano,
Aos moradores e proprietários dos mais de 47.800 domicílios e estabelecimentos comerciais e de serviço, existentes nas avenidas, ruas e travessas dos bairros selecionados neste primeiro ciclo, é recomendado deixem abertas portas e janelas durante a circulação dos veículos para maior alcance do inseticida.

 

Moradores do Pontalzinho abraçam o
Mutirão de Combate ao Aedes aegypti

combate d (2)

Pelo terceiro dia consecutivo, a Prefeitura de Itabuna realizou hoje, dia 14, Mutirão de Combate ao mosquito Aedes Aegypti no Pontalzinho. Durante a ação foram recolhidas oito caçambas de lixo e entulhos depositados nas ruas pelos moradores que, além de abraçar a camisa, participaram do bota-fora.

Os bairros que apresentam os maiores focos do vetor e casos das arboviroses – dengue, zika e chikungunya tiveram nesta, a visita de equipes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde estão fazendo o trabalho educativo, preventivo e de tratamento no Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti. Eles já estiveram em Novo Horizonte e Santo Antônio.

A comerciante Sônia Abreu Dutra convidou a equipe da saúde para mostrar os cuidados que tem tomado em sua casa para reforçar as ações de combate ao mosquito. Do mesmo modo a professora de Ciências Mônica Maia que disse se preocupa com a prevenção tanto em casa como na escola. “Confeccionei um bloquinho informativo para distribuir para meus alunos. A situação exige uma atenção de todos”, conta.

A juíza aposentada Lícia Mesquita, moradora da Rua União Operária, também adota os cuidados necessários para manter sua casa livre do Aedes aegypti. “Mas, infelizmente tem um imóvel fechado no fundo da minha casa que me deixa apreensiva”, revelou.

O Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo também marcou presença dando a sua contribuição para a Campanha Bota Fora. “A população está sendo muito parceira. Está retirando todo lixo e entulho acumulado nos quintais e terrenos baldios,”, comentou informa o diretor de Limpeza Público, Lázaro Pellegrini. Segundo ele, somente ontem, no Santo Antônio, recolhemos oito caçambas com entulho, e na quarta-feira, 11, no Novo Horizonte, foram dez caçambas”.