salobrinho (1)Com o objetivo de viabilizar projetos e conquistar investimentos para a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o reitor da instituição, professor Alessandro Fernandes, participou, nesta quarta-feira, 11 de maio, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, de várias reuniões. As atividades incluíram agenda na Secretaria de Saúde – Sesab, Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen e Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa.

“Foram três reuniões importantes e muito produtivas para nossa Universidade e para a população de Ilhéus, especialmente do Salobrinho, bairro onde está situado o nosso Campus. Esperamos que em breve estas ações sejam consolidadas,” comemorou o reitor.

salobrinho (2)Na Secretaria Estadual de Saúde, o reitor Alessandro Fernandes entregou, à secretária Adélia Pinheiro, a solicitação para a construção de duas Unidades Básicas de Saúde – UBS (antiga Posto de Saúde na Família – PSF) numa área em frente à Universidade, para atender a comunidade do bairro de Salobrinho e a da Uesc.

Nesta reunião participaram, além do reitor, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, o vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão e o secretário Municipal de Saúde, André Cesário, que endossaram a solicitação e manifestaram total disposição em firmar convênio com a Uesc/Sesab para a manutenção das referidas UBS. A Universidade Estadual de Santa Cruz vai participar com as suas ações finalísticas de ensino, pesquisa e extensão, na área da saúde.

salobrinho (3)Ainda na Sesab, a segunda reunião, contando com a secretária Adélia Pinheiro e a Diretoria do Lacen, tratou da assinatura de um convênio entre Lacen/Sesab/Uesc, visando a transformação do Laboratório de Farmacogenômica e Epidemiologia Molecular da Uesc (Lafem/Uesc) em laboratório com status de permanente.

A Universidade Estadual de Santa Cruz montou o Lafem no início da pandemia da Covid-19 e, até abril 2022, já realizou mais de 30 mil diagnósticos do coronavírus (SARS-CoV-2/Covid-19), com cerca de 80% dos resultados divulgados no prazo de 24 horas. “Ao tornar o laboratório em status de permanente, a Uesc vai prestar esse importante serviço na área da saúde pública para população da Região Sul da Bahia, de forma regular”, afirma o reitor.

Com a Diretoria de Interior da Embasa, tendo a presença do prefeito de Ilhéus, foi discutido, mais uma vez, o interesse da Uesc na construção de uma subestação própria para tratamento de esgoto sanitário na Universidade. Nesse sentido, o professor Alessandro Fernandes entregou um projeto elaborado pela Universidade visando à realização de convênio Uesc/Embasa, com o objetivo de modernizar o sistema existente no Campus Professor Soane Nazaré de Andrade, beneficiando, também, a população do Salobrinho.