teopolis 23Um termo de cooperação técnica entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a Associação de Beneficência e Cultura Teosópolis foi assinado na sexta-feira, dia 6, durante a inauguração do Centro Cultural Teosópolis, em Itabuna. O ato contou com a presença do reitor Alessandro Fernandes de Santana e do presidente da Associação, professor Aurélio Farias de Macedo, que também foi diretor geral da Fespi (Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna), no período 1985-88.

tesopolis 3A implantação do Centro Cultural Teosópolis tem como finalidade constituir “um espaço de diálogo entre a educação formal, a formação cultural, a academia e os diferentes grupos sociais”. Por sua vez, o convênio entre as duas instituições possui, entre seus objetivos, “ofertar às escolas municipais de Itabuna, bem como, ao circuito cultural da região, exposições temporárias de caráter didático pedagógico e cultural visando o desenvolvimento de hábitos culturais.”

 

Como parceira em assessoria técnica, caberá à Uesc desenvolver estudos de viabilidade para implantação, implementação e aperfeiçoamento do Centro Cultural Teosópolis segundo as normas do Sistema Estadual de Arquivos e do Sistema Nacional de Museus. Nesse sentido, a participação da Universidade será operacionalizada através do Cedoc (Centro de Documentação e Memória Regional) e do Projeto de Extensão Permanente Implantação e Implementação de Arquivos e Museus.

A articulação interinstitucional para implantação do Centro Cultural Teosópolis também envolve ações vinculadas à Prefeitura do Município de Itabuna. Para o reitor Alessandro Fernandes de Santana, a participação da Uesc enriquece as atividades na área de extensão da Universidade, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento cultural e valorização da memória regional.