hmi mães (1)Resgatar a autoestima. Fazer entender que, para além do papel de mãe, as puérperas que aguardam a alta médica dos seus filhos na Unidade Canguru ou na UTI Neonatal do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, não podem deixar de celebrar o importante papel de mulher na sociedade. A psicóloga Larissa Mateus – que integra a equipe multidisciplinar do hospital – lembra que a gestação é um momento de intensas transformações para a mulher, englobando alterações físicas, psicológicas e hormonais. “O nosso hospital tem um olhar voltando não só para a mãe que tem um bebê na UTI, mas, também, sobre mulher que está ali por trás, que história ela tem pra nos contar”, completa a coordenadora do Serviço Social, Maria das Graças. Ontem (02) à tarde, integrando as comemorações da semana dedicada às mães, o hospital promoveu um dia de beleza, com a presença de cabeleireiro e maquiador profissionais.

hmi mães (3)Há um mês, Ivani Maísa, de 22 anos, acompanha a evolução da filha Mel Valentina, que nasceu prematura. “O que estamos vivenciando hoje aqui relaxa a mente, me faz sentir mais mulher”, assegura. Moradora do bairro Teotônio Vilela, zona oeste de Ilhéus, Maísa gostou da experiência e reconheceu que ficou mais alegre e otimista com a iniciativa. “Quando a gente está aqui no hospital, acompanhando os nossos filhos, nós tentamos entender a nossa missão de mãe. Muitas vezes nem pensamos na gente, na mulher que existe em nós. É muito bom saber que fomos lembradas pela equipe do próprio hospital”, completou Tainá Souza dos Santos, mãe de Vitor Hugo, prematuro de oito meses.

Thalles Gomes, maquiador voluntário, garante que a felicidade de cada uma delas, hoje, foi a sua própria felicidade. “Elas valorizaram meu trabalho e eu vi o resultado onde ajudo a transformar sentimentos e a valorizar a cidadania”, afirma. A reciprocidade, desta forma, é estabelecida e todos saem felizes, garante o maquiador. Tales começou profissionalmente apresentando o seu trabalho através das redes sociais (@thallesgreco). O resultado foi positivo. Passou a fazer atendimento domiciliar e foi daí que surgiu o convite para participar da programação. “Aceitei de primeira”, destaca.

hmi mães (2)A psicóloga Larissa Mateus afirma que este tipo de encontro permite a essas mulheres que têm histórias tão diferentes compreenderam de outra forma a vida, trabalhando em grupo. “É importante que até nestes momentos em que estão sendo maquiadas e cuidadas elas possam passar refletindo os seus próprios sentimentos. Descobrindo que dividem as dores, mas aprendem uma coisa nova a cada contato estabelecido”, afirma.

A Semana dedicada às mães do HMIJS foi iniciada no domingo e prossegue até a próxima sexta. Da programação constam acolhimentos, rodas de conversa, música. O encerramento ocorrerá na sexta-feira (06), às 8 horas, com a realização de um Culto Ecumênico, tendo como convidados representantes da Igreja Católica, da Igreja Protestante, da Religião de Matrizes Africanas e do Centro Espirita. No encerramento haverá distribuição de mimos.