Chocolates da Ju (Foto Darío G. Neto/ASN BA)

Chocolates da Ju (Foto Darío G. Neto/ASN BA)

Mais de 8 mil visitantes em quatro dias de evento. Mais de 4 mil participantes nas megapalestras. Ao todo, 10 caravanas com 500 empresários de todas as regiões do estado. Mais de 117 expositores. Esses números traduzem o sucesso da primeira edição da Bahia Expo & Negócios, feira promovida pelo Sebrae, em parceria com o Senac, que aconteceu entre os dias 28 de abril e 1º de maio, no Centro de Convenções de Salvador.

O coordenador geral do evento, Tércio Calmon, comemorou os resultados. “Nossas expectativas foram superadas. Com a Bahia Expo & Negócios, o Sebrae retomou uma das suas vocações, que é a promoção de feira de negócios. A sociedade e a classe empresarial estavam precisando dessa oportunidade e foi bastante receptiva à feira. Temos aqui 100% de empresas da Bahia e 99% delas são de pequeno porte. É uma feira de negócios feita pela Bahia para o público da Bahia”, disse Calmon, ao acrescentar, ainda, que a Bahia Expo & Negócios vai fazer parte do calendário anual de eventos do Sebrae e que, nos próximos dias, será divulgada a data de 2023.

 

Bahia Expo & Negócios. Foto Soraia Carvalho ASN Ba.

Bahia Expo & Negócios. Foto Soraia Carvalho ASN Ba.

O empresário Leandro Santos, idealizador da Africalion (@africalion_4p), marca de viseiras com tecidos africanos, abriu o negócio há três meses, participou da Bahia Expo & Negócios e destacou os ganhos de sua presença na feira. “Foi interessante, principalmente na questão da troca de informação, de contato com o público e de verificar se estou no caminho certo. Todo mundo que chega aqui admira muito as peças”, avaliou Santos. Ele contou que a Africalion surgiu a partir de sua observação. Ao fazer treino funcional na praia, Leandro percebeu que as pessoas usavam viseiras sempre com a mesma cor. “Vi a oportunidade e comecei a produzir viseiras em tecidos africanos, colocando nossa ancestralidade nas viseiras com cores. Hoje também faço bolsas e carteiras”, disse o dono da empresa que funciona na Boca do Rio, em Salvador.

Os empresários Rosana e Manolo Garcia visitaram a Bahia Expo & Negócios neste domingo (1º) e também aprovaram o evento. “Temos que comemorar essa oportunidade de estar aqui fechando negócios presencialmente. Aproveitamos bastante os produtos ofertados”, disse Rosana Garcia, dona da empresa de consultoria.

A Bahia Expo & Negócios conta com o patrocínio da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) e da Bahiagás e apoio da Prefeitura de Salvador e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

Sucesso em família

Em meio a tantas histórias de negócios inovadores e que deram certo, a leveza de uma trajetória familiar dá conta de uma marca também de sucesso, que surgiu a partir da idealização e brincadeiras de Julia Arléo, de nove anos. A menina é filha do casal Lucas Arléo e Juliana Torres que, a partir da ideia da criança, criaram juntos, em 2020, a Ju Arléo Chocolates (@juarleochocolates).

“Eu sempre acompanhei o processo da produção do cacau e, com a pandemia, passei a acompanhar mais ainda. Como meu pai era produtor, eu experimentava o chocolate dos clientes dele. Um dia eu perguntei: pai, já que a gente cuida do cacau com tanto amor e carinho, porque a gente não pode fazer nosso próprio chocolate? Pedi de aniversário uma melanger (máquina de fazer chocolate). A gente começou a brincar de fazer chocolate, na cozinha de casa. A brincadeira ficou séria e o Chocolate da Ju deu certo”, detalhou Júlia.

Sobre a participação da empresa familiar na Bahia Expo & Negócios, a mãe de Júlia avalia. “Destaco o conceito da feira, a troca de experiências, o contato com outras marcas e ótimas possibilidades de negociação. Nós não temos loja e buscamos parcerias para ter novos pontos de revenda. Foi uma excelente oportunidade de mostrar o diferencial do nosso produto. Trabalhamos em Tree to Bar, o que significa que nós atuamos desde o cultivo do cacau até a barra de chocolate. Nosso produto é diferenciado, sem aromatizantes ou conservantes. Oferecemos ao consumidor o produto de verdade”, contou Juliana Torres.