sarampoUm balanço parcial divulgado pela Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde mostra o resultado dos primeiros dias de vacinação contra tríplice viral, que além do sarampo também protege contra rubéola e caxumba. De acordo com os dados, até o meio-dia de quinta-feira, dia 28, foram administradas 6.230 doses contra gripe na população, trabalhadores da área de saúde receberam 2.500 doses e idosos 3.730 em Itabuna.

O número crescente de casos de sarampo no país faz com as autoridades de saúde alertem a população para a necessidade de imunização, principalmente pais e responsáveis por crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. O sarampo é uma doença infecciosa com alto potencial de transmissão que pode deixar sequelas ou, em casos mais graves, pode levar a óbito.

Por isso, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está fazendo uma grande mobilização de profissionais e técnicos das Unidades Básicas e de Saúde da Família para o Dia D da vacinação, amanhã, dia 30. Entre as 8 e 16 horas, os pais e tutores levem as crianças aos locais de vacinação, incluindo o Centro de Saúde José Maria de Magalhães (antigo Sesp).

Amanhã também serão vacinados contra Influenza todos os grupos, dentre eles; crianças de seis meses a menores de 5 anos, puérperas, profissionais de salvamento, trabalhadores de saúde, idosos acima de 60 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas e deficiências permanentes, profissionais do sistema prisional, e professores de rede pública ou privada.

Segundo o Ministério da Saúde (MS) no início do ano de 2022 os casos de sarampo no mundo aumentaram cerca de 79% comparados ao mesmo período de 2021. São dados preocupantes ocasionados pela interrupção das campanhas de vacinação em decorrência da pandemia do coronavírus.
______________________________