ufsb 2A Universidade Federal do Sul da Bahia prepara os detalhes da solenidade de inauguração do Campus Jorge Amado na área cedida pela Ceplac. Com isso, todas as unidades acadêmicas e administrativas do CJA estarão localizadas em infraestrutura própria na divisa entre Itabuna e Ilhéus. A solenidade está marcada para o dia 6 de maio às 14h, com expectativa de presença de autoridades municipais, estaduais e federais, em especial do ministro da Educação, Victor Godoy. No mesmo mês de maio as estruturas começam a ser ocupadas pelos setores da instituição.

ufsb 1

As obras do Núcleo Pedagógico e dos demais elementos da infraestrutura do Campus Jorge Amado foram licitadas em editais de 2015 e 2017, com os respectivos termos aditivos, correspondendo a uma intervenção que inclui edificações e diversas benfeitorias, abrangendo uma área de 6 hectares, conforme a diretora de Infraestrutura da Pró-reitoria de Planejamento e Administração (DINFRA/PROPA), engenheira Lívia Berti Sanjuan Farias. O edifício do Núcleo Pedagógico, que concentrará salas de aula e laboratórios, possui 6 mil m² de área. Ao todo, o investimento na infraestrutura que será inaugurada foi cerca de R$ 61 milhões.

 

 

As edificações contam com diferentes tecnologias que promovem redução de gastos e reaproveitamento de recursos. “Foram utilizadas diretrizes da arquitetura bioclimática com o aproveitamento da iluminação e ventilação naturais, bem como a proteção das fachadas e cobertura da incidência solar de modo a reduzir a carga térmica da edificação”, detalha a diretora Lívia. Outras técnicas empregadas são o pavimento permeável, a segregação das águas residuárias, o tratamento de esgoto biológico, o aproveitamento de águas cinzas (qualquer água residual não-industrial originada a partir de processos domésticos como lavar louça, roupa e tomar banho), amarelas (originadas do uso de vaso sanitário e mictórios) e de água da chuva. Os edifícios também estão dotados de painéis fotovoltaicos instalados nos terraços para geração de energia elétrica e de paisagismo com plantas da Mata Atlântica do sul da Bahia.