inf itac (1)

A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Saúde, está realizando o serviço de informatização de todas as unidades de atendimento do município, tanto da sede quanto da zona rural, com o objetivo de um acompanhamento cada vez melhor para todos os cidadãos. Dessa vez estão sendo beneficiada com os novos computadores as unidades de Saúde José Selman de Avelino, na comunidade do Pau Brasil, PSF Lia Nascimento de Matos, na região do Pau Grande, PSF Deputado Jairo Carneiro, no Cachimbo Seco, PSF 2, PSF Santo Antônio e Porto de Trás.

 

inf itac (2)De acordo com o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, a informatização desses processos nas Unidades Básicas de Saúde pode trazer benefícios importantes como o acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas, melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações da Atenção Básica para o Ministério da Saúde, impactando na qualificação dos sistemas de informações. “A implantação do prontuário eletrônico traz benefícios, ao mesmo tempo, para gestores, profissionais de saúde e cidadãos”, complementou a secretária municipal de Saúde. Andréia Palafoz.

Quase todos os postos de atendimento de saúde de Itacaré já contam com a informatização e com novos computadores e a proposta é que esses equipamentos cheguem a todas as unidades de saúde do município, nos mais diversos setores.

 

Andréia Palafoz explica que a informatização dos serviços garante um melhor acompanhamento dos pacientes. Segundo ela, de forma direta, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde.