Realizado pela Tabôa, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia, estudo traz um mapeamento  inédito das realidades e demandas dos jovens

serra g

Dados e proposições de ações, debates e apresentações culturais darão o tom do evento de lançamento do Relatório da Pesquisa Juventudes de Serra Grande: perfil, trajetórias, sonhos e perspectivas, no próximo dia 09 de abril (sábado), a partir das 17 horas, na Represa de Serra Grande, em Uruçuca. A pesquisa levantou e sistematizou informações a partir dos olhares, vivências e percepções de 301 jovens, a fim de gerar evidências para apoiar a elaboração de programas, projetos e políticas públicas voltadas para essa população.

 

 

 

O levantamento abrangeu a faixa etária de 15 a 29 anos, tendo como referência o marco legal brasileiro. Do total de 301 participantes, 57% tinham idade entre 18 e 24 anos. “Desde o início, a ideia foi produzir, de forma participativa com os jovens, insumos para subsidiar ações de apoio ao seu pleno desenvolvimento e fortalecimento de suas autonomias, para que realizem seus potenciais e atuem como protagonistas do desenvolvimento do território em que vivem”, explica Roberto Vilela, diretor executivo da Tabôa Fortalecimento Comunitário, organização não governamental responsável pela iniciativa.

Para realizar o estudo, a Tabôa contou com a parceria do Núcleo de Estudos e Intervenções na Cidade (NEIC), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Além disso, um dos principais diferenciais da iniciativa foi a participação juvenil em todas as etapas, desde a elaboração do questionário até a organização do evento de lançamento dos resultados, por meio da constituição de um Comitê Jovem da Pesquisa, que reuniu oito lideranças da comunidade de Serra Grande. Os resultados do estudo evidenciam a potência dos jovens para o território, mas também os desafios e
as situações de vulnerabilidade que ainda vivenciam. De acordo com o levantamento, algumas das principais áreas em que os jovens desejam avanços são educação, saúde e trabalho e renda.

 

 

 

O relatório de pesquisa traz dados estatísticos sobre as realidades e percepções da população jovem em diferentes temas, como trajetória escolar, trabalho/emprego/renda, lazer e bem-estar, mobilidade, participação juvenil e efeitos da pandemia de Covid-19 sobre esse segmento populacional. Além disso, foram sistematizadas proposições de ações concretas feitas pelos jovens participantes, com a ideia de construir uma Agenda das Juventudes na região.

“Quando iniciamos o projeto, pensávamos em gerar informações para o planejamento de nossas ações programáticas. Mas percebemos que esse diagnóstico poderia ser muito útil também para outros atores do território que atuam com a pauta das juventudes”, avalia Robson Bitencourt, gerente do Programa de Desenvolvimento Territorial de Serra Grande e entorno, da Tabôa. Os principais achados de pesquisa serão apresentados e discutidos no evento do próximo dia 9. Após o lançamento, o relatório será disponibilizado no site da Tabôa: www.taboa.org.br.

Sobre a metodologia da pesquisa
A metodologia da pesquisa teve a coordenação do NEIC/UFSB e seguiu uma abordagem quantitativa e qualitativa, incluindo aplicação de questionário – de forma eletrônica e presencial – e realização de grupo focal com jovens do território. O questionário reuniu 41 questões em 10 seções, com os seguintes temas: 1) Perfil; 2) Vivência em Serra Grande/Relações Interpessoais; 3) Trajetória escolar; 4)
Trabalho/emprego/renda; 5) Lazer e bem-estar; 6) Participação juvenil; 7) Pandemia da Covid-19: vivências num contexto de distanciamento social; 8) Pandemia da Covid-19: vivências no contexto
escolar; 9) Perspectiva de um futuro pós-pandemia da Covid-19; e 10) Agenda das Juventudes de Serra Grande, na qual constavam questões abertas. O Comitê Jovem participou de todo o processo.

Sobre a Tabôa
A Tabôa Fortalecimento Comunitário é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2014, com a missão de fortalecer comunidades pelo acesso a conhecimentos, recursos financeiros e estímulo à cooperação, para que pessoas, negócios e organizações realizem seu potencial, rumo à sustentabilidade, a partir de Serra Grande, Uruçuca (BA). Por meio de redes colaborativas de atuação, as ações da Tabôa já alcançaram 70 municípios baianos. Desde 2020, assumiu a juventude como uma das pautas prioritárias de atuação, tendo iniciado um processo de escuta estruturado dessa população, no qual se insere a Pesquisa Juventudes de Serra Grande, buscando mapear necessidades, interesses e demandas. Saiba mais sobre a Tabôa: www.taboa.org.br.

Serviço
O quê: Lançamento do Relatório de Pesquisa Juventudes de Serra Grande
Quando: 09 de abril, das 17h às 19h30
Onde: Represa de Serra Grande, Cabana de Rodolfo

Programação do evento de lançamento
17h00: Boas-vindas I Ato cultural
17h30: Mesa de abertura
18h00: Apresentação do Relatório de Pesquisa
18h45: Roda de diálogo com o público
19h10: Ato cultural I Comitê Jovem da Pesquisa
19h30: Encerramento