hospital de baseO Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães ampliou o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Possuía nove leitos de UTI, mas agora o Ministério da Saúde disponibilizou mais 10, o que totaliza 19 leitos convencionais para pacientes em estado grave, que precisem de tratamento intensivo. Atualmente, a unidade atende a 127 municípios.

A presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), Fernanda Ludgero, informou que as Unidades de Terapia Intensiva foram ampliadas pelo Governos Federal, por meio de uma Portaria já publicada no Diário Oficial da União.

Os leitos são financiados e habilitados pelo Ministério da Saúde dentro dos critérios exigidos pelo governo. “ É um ganho para a população e uma alegria imensa poder colaborar com essa etapa de aumento do acesso à terapia intensiva” comemora Fernanda Ludgero.

A presidente da FASI destaca que o aumento de leitos é razoável e já contribui para salvar muitas vidas. “Nossa busca, enquanto gestão junto ao prefeito Augusto Castro, é para conseguir mais 10 leitos, assim chegaremos a 30 leitos de UTIs.

Ludgero lembra que, em fevereiro deste ano, o Ministério da Saúde publicou Portaria de desmobilização dos leitos de UTI Covid-19 em todo o país. Isso devido a queda nos números de pacientes graves com a doença, baixa ocupação desses leitos e avanço da vacinação.

No entanto, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães vai continuar com oito leitos clínicos de enfermaria, exclusivos para a Covid 19, e isolamento em UTI para casos confirmados. “Também traçamos um plano de contingência para surtos e possíveis casos da doença”, afirma a presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna, Fernanda Ludgero.