Mês da Mulher no Hospital de Base - Foto Ascom (3)Começam na sexta-feira, dia 1º, os procedimentos cirúrgicos encaminhados pelo Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães como resultado das ações realizadas nos dias 15,16 e 17 de março, nas atividades relativas ao Mês da Mulher. Ao todo foram 87 cirurgias agendadas para mulheres que participaram do mutirão.

O evento realizado pelas secretarias municipais de Promoção Social e Combate a Pobreza e Saúde em parceria com a Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI) reuniu centenas de mulheres. Do total de cirurgias agendadas, 44 foram para histerectomia, que é a retirada do útero. Todos os procedimentos serão realizados no Hospital de Base.

Mês da Mulher no Hospital de Base - Foto Ascom (2)“A importância de eventos dessa natureza é acolher e dar acesso às pessoas aos serviços ofertados pelo Hospital de Base e demais secretarias municipais envolvidas. É nossa obrigação colocar as instituições públicas, das diversas secretarias a serviço do povo. E as secretarias de Promoção Social e Saúde são grandes parceiras desse movimento”, afirma a presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), Fernanda Ludgero.

De acordo com o coordenador do ambulatório do Hospital de Base, Saulo Moura, as mulheres que compareceram à Central de Regulação instalada na unidade hospitalar, com marcações pendentes de cirurgia e documentação, serão encaminhadas para consultas “ A partir do dia 1º de abril vamos chamar essas pacientes para as consultas e procedimentos cirúrgicos” , disse.

De acordo com Saulo Moura, no total foram 989 mulheres atendidas nos estandes montados na área externa do Hospital de Base em busca de serviços entre marcação de exames, com 734 agendamentos, cirurgias, citologia, além do espaço beleza e orientação sobre programas sociais .

“As citologias, exames para diagnosticar lesões no cólon do útero, totalizaram 111 procedimentos. Os resultados destes exames serão entregues nas Unidades Básicas e de Saúde da Família do bairro onde a paciente mora para facilitar o atendimento de cada uma delas”, informa o coordenador do ambulatório do Hospital de Base.